Tradutor

terça-feira, 8 de novembro de 2011

Battle Stadium DON (detonado)

Controles

Direcionais: Movimentam o personagem
Analógico Esquerdo: Movimenta com Dash
Quadrado: Ataque/Recolhe item do chão/Atacar com o item
Triângulo: Golpe Especial
X: Salto
Círculo: Especial do personagem
R1: Arremesso/Joga item fora
R2 e L2: Defesa


GOLPES

Em Battle Stadium DON, os golpes consistem em um botão de direção + um botão de ação. Todos os personagens têm os mesmos comandos. 

Triângulo
Direção que indica a frente do personagem + Triângulo
3 + Triângulo
4 + Triângulo
Triângulo durante o salto
3 + Triângulo durante o salto
4 + Triângulo durante o salto 

Todos os movimentos executados com o botão Triângulo gastam uma pequena parcela da barra de especial, que é recomposta com o tempo ou ao conectar ataques em seu(s) oponente(s).
As especiais são executadas com o simples toque no botão Círculo, e todas podem ser carregadas a fim de causar dano maior ao(s) seu(s) adversário(s) ou expandir seu raio de ação.
Ataques aéreos podem ser direcionados para cima ou para baixo.
A defesa gasta a barra de especial enquanto é utilizada. A cor da aura do personagem indica quando a barra está se esgotando. Enquanto estiver na cor azul, a barra ainda estará em níveis elevados. Quando a cor mudar para amarela, a barra possuirá 50% ou menos de sua capacidade total. Quando o personagem brilhar em vermelho, sua barra está se esgotando. Zerada a barra, sua defesa é quebrada. Caso estiver defendendo um golpe, o dano será sofrido normalmente.
Para desviar e mudar a direção de seu personagem, segure o botão de defesa e direcione para o lado que indica a frente de seu personagem. Esse movimento é muito útil para atacar seu adversário pelas costas ou para fugir em batalhas contra grupos. Caso seu personagem possua um ataque especial em forma de raio de energia (como Gohan e Vegeta), aproveite para utilizá-lo. 

BURST!!

Caso um personagem atinja 75% da barra de energia, aproximadamente, ele entrará no estado Burst!!. Com isso, o impacto de seus golpes aumenta, assim como o de seu atque especial, que sofre alteração na animação. Aproveite esse estado para eliminar seus oponentes em combate.

DIFICULDADE

O jogo não tem uma dificuldade elevada, o que pode agradar quem adora as séries e frustrar um pouco quem procura desafio. Nos modos mais difíceis, pode haver confusão pela quantidade de personagens na tela e, em alguns casos, pelas singularidades do cenário. Os cenários são bem construídos, porém sem interatividade, pois o jogo adota uma jogabilidade 2D reduzindo o leque de opções que o jogo teria caso a imersão nos cenários fosse maior.
Os controles e os comandos são básicos e até certo ponto falhos, pois captam todo o movimento que se faz. Por exemplo, quando se vai a carga, você aperta inúmeras vezes o botão para um lado e o oponente esquiva-se partindo para suas costas, você só poderá mudar a posição quando o combo terminar. Isso pode atrapalhar alguns jogadores, pois a repetição de botões pode fazer com que se fique atacando para o lado contrário ao do adversário, o que o deixa sem defesas para o contra-ataque. 


MODOS DE JOGO

Arcade

Nas batalhas, preste atenção às esferas vermelhas que se espalham pelo cenário após cada hit efetuado. Essas esferas servem para aumentar sua quantidade de energia, pois a barra funciona em um sistema parecido ao de um cabo de guerra. Quem conseguir 100% vence a batalha, por isso muitas reviravoltas são possíveis, já que, mesmo que sua barra zere, você não será excluído do combate – apenas ficará com uma gota de suor indicando o cansaço do lutador e poderá coletar novamente as esferas e repor a sua energia na barra. Neste modo, o Status Burst!! estará disponível.
No início há apenas dois níveis de dificuldade, Easy e Normal, no primeiro modo de jogo. A batalha final será um embate mano a mano com Perfect Cell. Seu golpe especial pode encerrar o combate, tamanha a sua potência. 

Após derrotá-lo no modo Normal, o modo Hard estará disponível.
O último combate do modo Hard será um Majin Buu de grandes proporções. É impossível arremessá-lo sem a utilização do item de crescimento. Além de ser muito forte, seus golpes são mais imprevisíveis que os de Perfect Cell. Utilize combos e afaste-se lançando projéteis até que sua barra especial esvazie. Torne a utilizar combos para repô-la, porém muito cuidado em suas investidas. Qualquer combo desferido por Majin Buu tem força suficiente para encerrar o combate.
Derrotando Majin Buu, abre-se o modo Time Challenge e a dificuldade Very Hard.
O último adversário da dificuldade Very Hard continuará sendo Majin Buu. Use a mesma estratégia utilizada anteriormente.
No modo Very Hard, novos cenários estarão disponíveis para os combates, assim como novas missões, que darão mais moedas caso completadas e também serão mais difíceis de completar.
Ao terminar todos os modos de dificuldade, o modo Gallery estará disponível. 



MISSÕES 

Há certas batalhas que contém missões, como derrotar os inimigos com certa velocidade ou utilizar movimentos de combate, tais como não se defender ou saltar determinado número de vezes. 

No exemplo da foto, deve-se vencer o combate utilizando pelo menos um Ring Out.
Completando os requisitos, ganham-se moedas para jogar no jogo de Slots. Cada jogo custa três moedas. Como prêmio, normalmente são dados os itens utilizados em batalhas para serem usados no modo Customize Battle. Caso consiga em qualquer linha ou diagonal os três adesivos com a inscrição Jump, uma nova roleta bônus será liberada, em que os prêmios serão dobrados. 

Neste segundo exemplo, a missão consiste em saltar por cinqüenta vezes ou mais durante o combate.
Alguns cenários, como o do pé de feijão, podem confundir quem joga, devido à sua insistente movimentação. Aliada essa característica ao nível mais difícil e à falta de compreensão de suas ações em combate, isso pode chegar a níveis alarmantes, o que tira bastante o senso de diversão do jogo. 

Missão Bronze: 15 moedas
Missão Prata: 30 moedas
Missão Ouro: 45 moedas 



Survival

Também muito tradicional em jogos de luta, o Survival já se descreve: sobreviver derrotando todos os adversários que cruzarem seu caminho.
Neste modo, o personagem terá uma pequena barra de energia. Ela não funcionará no estilo “cabo de guerra” do modo anterior. O personagem também não entrará no Status Burst!!, o que aproxima o modo dos jogos de luta tradicionais, porém ainda existem lutas contra mais de um adversário. 

Não há como recuperar, nem parcialmente a energia perdida no combate anterior, então tome bastante cuidado, principalmente para não tomar danos do cenário, como cair do pé de feijão ou ser atingido pela cobra gigante no cenário da floresta. Há um sistema de ranking que mostra o estágio atingido, sua melhor posição com o personagem utilizado e sua melhor pontuação geral. 

Não há escolha de nível de dificuldade. Ao avançar, as coisas se complicarão. 


Time Challenge 

Lutas com tempo-limite são comuns, porém o tempo consignado será utilizado na derrota do maior número de adversários.
O interessante deste modo é que apenas Buus estarão espalhados pelo cenário. Seu objetivo é arremessar o maior número possível para fora do estádio. 

Os ataques dos Majin Buus apenas servirão para retardar seu movimento a fim de que o cronômetro zere.
Não há barra de energia nem nível de dificuldade neste modo, a única característica presente é a barra de especial, pois toda a gama de movimento do personagem pode ser utilizada.
Assim como no Survival Mode, há o ranqueamento dividido em três setores: sua pontuação, sua melhor pontuação com o personagem e seu recorde geral. 

Practice 

Mesmo que não haja muito que praticar neste jogo, o modo Practice não poderia ser deixado de fora, afinal os combos são todos muito simples e não há comandos complexos a serem realizados. Talvez a única finalidade dele seja a disponibilidade de usufruir das animações dos golpes, como a Genki Dama (Spirit Bomb) de Son Goku Saiyan carregada ao máximo. 



Opções do menu de pause
Retornar ao jogo
Escolher quem controla seu oponente: P2 (Stand) ou CPU (Auto)
Lista de golpes
Reiniciar treino
Sair

Versus

Você e mais um amigo entram no ringue para desafiar oponentes controlados pela CPU. A princípio, é cada um por si com todos os lutadores batalhando até que reste apenas um ao final do combate. Porém, utilizando os botões L1 e R1, é possível mudar a coloração de sua barra de energia. Personagens com a mesma cor de barra entrarão no modo cooperativo formando uma equipe. Esse modo usa o sistema de energia de cabo de guerra, então ninguém fica desabilitado ao combate. O vencedor só será conhecido caso elimine a barra de todos e transforme a sua em 100% ou se tiver uma porcentagem maior de energia ao término do tempo-limite.

Para excluir os lutadores 3 e 4, basta ir à tela anterior à da escolha de personagens e pressionar o botão Círculo. Isso também serve para alterar se o personagem será controlado por um humano ou pela CPU.

Customize Battle

Semelhante ao Versus, na verdade é uma incrementação dele, pois utilizam-se os itens ganhos no Slot para definir a regra da batalha, que pode ser de 2 a 4 jogadores.

Há um campo com nove estrelas, que vão se enchendo de acordo com o peso dos itens selecionados, tais como batalhas de 90 ou 120 minutos, utilização de bombas ou iniciar a luta com status positivos, como as asas, ou negativos, a exemplo do Speed Down.

Options

Conta com opções assim dispostas:
Sound Mode: Stereo ou Mono
BGM: Desligado e em 4 níveis de volume
Sound Effect: Desligado e em 4 níveis de volume
AutoSave: On e Off
Save
Load 

Gallery

Este modo serve para visualizar a posição de vitória de cada um de seus personagens disponíveis. Pode-se dar zoom e rotacionar o personagem.
Modo bem limitado, sem a adição do trabalho de voz dos personagens nem dos movimentos que fazem em combate.
Possui, também, um pequeno profile em japonês do personagem.


PERSONAGENS 



NARUTO

Naruto

Naruto é bem rápido, e seus combos se ligam facilmente com seus especiais infligindo danos consideravelmente altos aos seus oponentes. O único porém é seu especial, de alcance muito curto e um tanto lento, o que propicia o cancelamento em qualquer ataque desferido pelo adversário.

Sasuke

O eterno rival de Naruto, é bem semelhante em sua velocidade e capacidade de formar combos, diferindo pelo estilo de especial, que atravessa o cenário em um Dash Attack

Sakura

Seus ataques comuns têm um alcance muito curto, o que a torna até certo ponto ruim em comparação a outros personagens. Seu especial tem um efeito interessante, pois, enquanto o especial está agindo, Sakura estará livre para executar qualquer movimento e pode causar danos devastadores. Contudo, seu especial só tem um alcance maior que o de Naruto, sendo ruim para batalhas em grupo, principalmente em cenários dinâmicos.

Kakashi

Mais semelhante a Sasuke do que a Naruto, Kakashi Sensei possui alguns golpes interessantes, como o projétil e um que imobiliza o adversário. Seu ataque especial é semelhante ao de Sasuke.

Gaara

Para destravar o personagem, deve-se jogar o Slot Bônus.

Seu especial, um enorme amontoado de areia, tem bom alcance e é ótimo para utilizar contra adversários prensados nos cantos, pois a única alternativa para evitar o dano é a defesa. A evasão deste golpe nessas circunstâncias é muito difícil.

Lee

Para destravar o personagem, deve-se jogar o Slot Bônus.

Possui bons golpes em chutes giratórios, que causam danos a qualquer adversário que o circunda, além de boa velocidade. Seu especial é no estilo combo, em que manda o adversário ao ar e defere uma seqüência de golpes.


DRAGON BALL Z

Goku

Um ataque muito útil para ser utilizado em batalhas contra grupos é o Kamehameha. Afaste-se dos adversários e carregue o golpe. Seu especial, a Genki Dama (Spirit Bomb), segue o mesmo padrão.

Gohan

O Masenko é um ataque muito útil. Mesmo tendo uma estatura mais baixa, não desfruta do mesmo privilégio de Chopper e é atingido por qualquer ataque adversário em linha reta. Usa o Kamehameha como especial, que é um excelente comando tanto para lutas em grupo quanto para o mano-a-mano.

Vegeta

Não tem um bom alcance nos ataques comuns. Seus projéteis não têm uma direção definida, o que torna o movimento irregular. Seu especial é um poderoso raio que atravessa toda a tela, o Final Flash.

Piccolo

É o mais lento de todos os personagens iniciais. Sua especial é única, com projéteis que se espalham pelo cenário e perseguem o inimigo. Seus ataques comuns também são lentos, mas geralmente têm bom alcance.

Trunks

É muito equilibrado, com bons golpes, boa velocidade e alcance dos golpes.

Frieza

Possui o maior salto de todos e também o mais lento. Seus ataques comuns geram combos muito maiores do que os dos outros personagens. Sua especial assemelha-se à Genki Dama, em que uma esfera de energia é atirada contra o solo.

Perfect Cell

Possui um bom leque de opções para golpes. Seu especial é um potente Kamehameha.

Majin Buu

Seu ataque especial transforma os oponentes em chocolate. Não possui um grande alcance. Tem um bom ataque aéreo e golpes de médio alcance. 


ONE PIECE

Luffy

O protagonista de One Piece é uma espécie de Dhalsim moderno e é muito bom. Com golpes de longo alcance e especial giratória, torna-se uma boa alternativa para batalhas em grupo, talvez o melhor para jogadores iniciantes.

Zoro

É o único dos personagens iniciais que não possui combo de três hits. Compensa pelo alcance de sua espada. Seu especial é no estilo Dash, em que ele corre em direção ao adversário e desfere o ataque.

Chopper

É o menor de todos os personagens. Alguns lutadores não conseguem atingi-lo com golpes em linha reta. Essa vantagem pode ser bem interessante. Em contrapartida, seus ataques comuns têm um alcance muito pequeno. Assim como Zoro, seu especial é um Dash com ataque. A diferença é a distância percorrida por Chopper: bem menor que a de Zoro.

Sanji

Com golpes executados exclusivamente com os pés, Sanji possui bom alcance e bons golpes também. Sua desvantagem é a ausência de golpes, como projéteis ou raios. Seu especial é no estilo combo, em que sai desferindo múltiplos chutes e pode acertar vários adversários de uma só vez.

Nami

Para utilizá-la, é preciso ganhá-la no Slot.
Utiliza um bastão nos combates, tendo assim um bom alcance em seus ataques.
Seu especial é de médio alcance.

Usopp

Para utilizá-lo, é preciso ganhá-lo no Slot.
Seu especial é de curto alcance, porém a rotação de seu martelo faz com que possam ser atingidos, também, adversários que estejam em suas costas.


Como ganhar novos personagens e cenários

Para ganhar novos cenários e novos personagens deve-se, primeiramente, completar alguma missão no modo arcade a fim de coletar moedas para jogar na Slot Machine. Após derrotar o último adversário ou ser derrotado em qualquer batalha, o modo Slot aparecerá. Cada jogo lhe custará três moedas, por isso é bom estocar bastantes moedas antes de arriscar. Para iniciar o jogo, pressione para baixo no direcional. Para parar o Slot de girar, pressione o botão Círculo. Para sair do jogo, use o botão X.
Deve-se, então, conseguir as três marcas Jump na primeira roleta. Isso garantirá acesso à roleta bônus. Uma dica para conseguir as três marcas Jump é prestar atenção a determinados símbolos que passam pela roleta. Normalmente a marca Jump vem um pouco depois da bandeira de pirata, símbolo da série One Piece. O ideal é conseguir que a primeira roleta pare com os dois símbolos Jump existentes nela na parte superior e inferior e a segunda, no meio. Isso lhe garantirá mais chances de acertar a terceira roleta, que tem um timing um pouco diferente das anteriores. Vários prêmios menores serão concedidos caso arme uma fileira na horizontal ou na diagonal com os mesmos símbolos ou caso consiga a Cápsula, símbolo de DBZ, na primeira posição.
Na roleta Bônus, o sistema da anterior deve ser seguido com a intenção de conseguir as três marcas de interrogação. Nesta roleta não se gastam moedas para jogar. Haverá um número limitado de tentativas a fim de liberar a maior quantidade de extras possíveis. Os prêmios ganhos também são em variedade e quantidade superiores às da roleta anterior. Infelizmente, o prêmio extra é aleatório, o que impossibilita a oportunidade de escolha por este ou aquele personagem e/ou cenário.
Como todo jogo de azar, paciência, tempo e dinheiro são fundamentais. Entretanto, ao jogar seguidas vezes, a marcação certa pode ficar iluminada enquanto os outros itens ficam em um tom apagado. Isso proporciona uma facilidade muito maior em adquirir os novos personagens e cenários. 



LISTA DE ITENS 

1 – Inicia batalha com uma bola de espinhos presa ao corpo, saltos ficam mais baixos.
2 – Inicia batalha com asas, saltos ficam mais altos.
3 – Speed Up, personagens permanentemente mais rápidos.
4 – Speed Down, personagens permanentemente mais lentos.
5 – Impacto dos golpes torna-se menor.
6 – Impacto dos golpes torna-se maior.
7 – No Guard Battle, não será possível defender-se.
8 – Apenas itens da série Naruto serão utilizados, como o Estilingue e os Shurikens.
9 – Random Life, a barra varia aleatoriamente entre os lutadores.
10 – Especiais não serão permitidas.
11 – Especiais infligirão dano maior.
12 – Personagens permanentemente gigantes.
13 – Personagens permanentemente pequenos.
14 – Bomb Battle, apenas bombas serão utilizadas como itens.
15 – Bomb Battle II, apenas ataques com a bomba serão permitidos.
16 – Bomb Battle Final, mais uma batalha baseada em bombas, elas cairão pelo cenário e detonarão.
17 – Batalha utilizando apenas ataques com o Bastão Mágico, especiais não são permitidos.
18 – Batalha utilizando apenas o estilingue, especiais não são permitidos.
19 – Batalha utilizando apenas o Shuriken, especiais não são permitidos.
20 – Batalha utilizando apenas a Katana, especiais não são permitidos.
21 – Batalha inicia com lutadores em estado crítico, com o tempo esferas de energia são espalhadas pelo cenário.
22 – As esferas de energia encherão uma quantidade maior de Life
23 – Inverte as posições esquerda e direita
24 – Dano causado por arremessar o oponente para fora do estádio torna-se maior.
25 – Aumenta a quantia de itens pelo cenário.
26 – Aumenta o dano causado pelos itens.
27 – Ring Out Battle, batalha só termina em caso de Ring Out.
28 – Ring Out Battle II, outro estilo de batalha que só termina em caso de Ring Out.
29 – Batalha de 60 segundos.
30 – Batalha de 120 segundos.
31 – Batalha com tempo infinito.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog