Tradutor

segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Final Fantasy X-2 (detonado)

O jogo começa com um super show. Depois da fantástica abertura, Paine e Rikku atacarão a falsa Yuna, dando inà­cio à  primeira batalha do jogo. Não há muito a se fazer, exceto derrubar os capangas e depois a atacar a falsa Yuna. Use as habilidades de Rikku para roubar os inimigos.

Vencendo a batalha, a falsa Yuna fugirá, dando inà­cio a uma perseguição. Ao longo do caminho você enfrentará algumas batalhas. Você pode tentar evitá-las ou enfrentá-las, o que é recomendável para o começo da aventura. Aproveite para roubar itens dos inimigos. Independente disso, chegando na área seguinte, siga para o lado esquerdo rumo ao porto. Você deverá encontrar um Moogle gigante, fale com ele para recarregar seu HP e MP, depois continue perseguindo a falsa Yuna.

Na área seguinte, Logos e Ormi aparecerão e a verdadeira Yuna se juntará à s amigas, formando o trio Y.R.P. Na batalha contra Logos e Ormi, mantenha seu HP alto e ataques concentrados sobre os inimigos. Vencendo-os, a verdadeira Yuna pedirá para a falsa (Leblanc) devolver sua Garmet Grid, iniciando uma nova batalha. Com Yuna, você será obrigado a usar a Dressphere Songstress durante a luta. Embora a batalha não ofereça perigo, fique atento ao seu HP, então roube Leblanc e mantenha o ritmo de ataques constantes.

Vencendo mais esta batalha, Leblanc e seus capangas fugirão. Ao mesmo tempo, alguma coisa estranha acontece com Yuna e ela não consegue parar de dançar, encerrando a primeira missão.

Celsius

Seu grupo será levado para dentro da nave Celsius, onde Yuna terá algumas explicaçàµes a respeito da Garmet Grid. Após a conversa, fale com cada um dos personagens: Shinra, Boddy, Brother, Rikku e Paine - não importa a ordem. Yuna contará um pouco a respeito do que sabe sobre eles, além de receber partes do dicionário Al Bhed.

Após falar com todos, fale novamente com Shinra e escolha a opção Treasure Sphere e assista a Journey´s Start para a mensagem que motivou Yuna a se unir aos Gullwings (o nome oficial de seu grupo de Sphere Hunters). Aproveite a oportunidade para atualizar o equipamento de seus personagens e desde já procure juntar bastante dinheiro. Feito isso, siga para o elevado que está ao fundo e vá para a Cabin. Fale com o barkeep para saber um pouco sobre ele, depois escolha a segunda opção - Sleep. Após uma noite de sono, use o elevador para voltar para a Bridge da nave. Você estará a caminho de uma nova missão.

Lembrete: o dicionário Al Bhed o ajudará a entender o idioma de mesmo nome. Os eventos descritos na estratégia o guiará de forma que você obtenha todos os dicionários, por isso só mencionaremos aqueles que realmente precisam ser encontrados.

Esta missão o levará ao topo do Mt. Gagazet, onde a presença de uma Sphere foi detectada. O caminho oferece muitas áreas quebradas, obrigando você a encontrar lugares por onde possa continuar a subir - Yuna começará a usar suas habilidades a partir de agora.

Siga até o elevador e quando chegar no andar abaixo, procure explorar cada parte para encontrar baàºs contendo bons itens e até mesmo acessórios. Procure evoluir seus personagens um pouco antes de avançar, isso facilitará seu desempenho ao longo do game. Quando você chegar à  área aberta, terá um confronto com Leblanc e seus capangas. Juntos, eles podem oferecer perigo ao seu grupo. Procure manter o HP de seus personagens elevado, então concentre seus ataques em Leblanc. Vencendo-a, Ormi e Logos não ofereceram mais perigo.

Após a batalha, você receberá uma nova missão que é chegar primeiro à s ruà­nas no alto da montanha. Leblanc e seus capangas tomarão outro caminho - você verá a imagem dos três indicados por um marcado no alto da tela. Você terá seis minutos para chegar ao topo, tempo suficiente para explorar o ambiente ao longo do caminho. Antes de entrar na base das ruà­nas, Logos aparecerá e deixará capangas para atrasar você. Vencendo a batalha, entre na base das ruà­nas e siga sempre em frente. Chegando do outro lado, outros capangas de esperam para atrasá-lo. Depois de vencer, continue subindo. Se você chegar ao topo antes do tempo se esgotar, verá Leblanc e seus capangas em péssima situação. Chegando ao Save Point, salve o seu progresso e depois continue até o final do caminho acima. Mais adiante uma criatura atacará.

Mantenha seu HP alto e ataques constantes para vencê-lo. Use as habilidades de Paine para baixar a defesa e o ataque da criatura. Vencendo-a, Yuna encontrará mais uma Sphere. Após a cena, saia de dentro da gruta e você será recolhido pela Celsius.

Lembrete: os Save Points são grandes esferas azuis espalhadas ao redor do mundo de Spira. Além de salvar o seu progresso no jogo, servem também para recarregar HP e MP das personagens e de teletransporte direto para dentro da Celsius - essa opção não ficará acessà­vel durante missàµes e eventos importantes. Você escolhe se quer salvar seu progresso ao longo do jogo.

Celsius

Dentro da nave, Brother estará estendido no chão e preocupado com Yuna. Vá falar com ele e escolha a segunda opção para confortá-lo. Feito isso, fale com Shinra para assistir à  Sphere e depois ganhar a Dressphere Black Mage. Em seguida, o alarme tocará indicando a presença de novas Spheres. Fale com Boddy e logo depois terá uma breve explicação dos Hotspots (as missàµes principais) e da navegação ao redor do mundo de Spira.

Agora você está livre para explorar, então vamos aos Side Quests. Algumas delas servem apenas para chegar em localidades do mundo de Spira, então você pode cruzar as regiàµes a pé, o que implicará em muitas batalhas (porém uma boa para evoluir seus personagens e ganhar dinheiro), ou ser rápido podendo chegar nessas localidades usando a Celsius. Se escolher a primeira alternativa, use a habilidade Pilfer Gil de Rikku para roubar dinheiro dos inimigos.

Visite a cidade de Luca e os habitantes abordarão Yuna para falar a respeito do show. No entanto, ninguém sabe que foi uma impostora que fez a apresentação. Yuna contará a suas amigas o que aconteceu enquanto elas invadiam o Stadium. Ela se fantasiou de Moogle para não ser reconhecida e surpreender a impostora. Agora, desça a escada e chegue na Central Square, onde terá que distribuir dez balàµes promovendo o show. Para isso, aproxime-se da pessoa e aperte o botão de ação para entregar o balão.

Entregue um balão para a mulher perto da barraca à  direita, para a criança em frente ao monumento, para a mulher e o homem sentados no banco da direita, para a senhora no banco da esquerda, para os dois homens do lado esquerdo do telão. Embaixo do telão, verifique a tela de vidro na parede para abrir um compartimento onde encontrará mais duas pessoas, depois entregue o àºltimo balão para a pessoa no final do corredor à  direita. Seu prêmio será uma Garmet Grid. Depois é só assistir ao resto dos acontecimentos. Obs.: ao concluir este evento, visite Luca novamente e siga para o Stadium, então entre nos vestiários (os corredores de ambos os lados da escada principal) e fale com Rin, o criador do jogo Sphere Break. Visite o porto e pegue uma Garmet Grid em um baຠatrás das grandes caixas.

Lembrete: sempre que pegar uma Garmet Grid, confira seus atributos e se oferecer melhor desempenho que a Garmet Grid equipada, então equipe-a em sua(s) personagem(ns).

Você pode usar a Celsius para chegar ao próximo objetivo ou então cruzar a região de Mi?ihen Highroad a pé e pegar alguns itens e acessórios ao longo do caminho. Há também a possibilidade de alugar um Hover e chegar rapidamente do outro lado da região.

Chegando nesta região você verá Ormi e Logos. Mais adiante você será abordado por um soldado da Youth League. Escolha a segunda opção e Yuna se lembrará de Yaibal. Após a conversa, escolha a primeira opção para ter acesso ao território restrito - cheio de Fiends, criaturas mà­sticas muito perigosas. Ao longo do caminho você avistará Logos e Ormi mais uma vez, eles descerão através de uma formação de pedra, siga-os. O caminho será àºnico e o levará até os dois capangas de Leblanc. Depois que eles fugirem, pegue a Crimsom Sphere 9. Ao sair da região, alguém aparecerá. Escolha a segunda opção para se lembrar de Maroda. Após a conversa, volte para a formação de rochas e suba, para então continuar o caminho adiante até o QG da Youth League.

Após subir o elevador você encontrará Elma, outro rosto familiar de Final Fantasy X. Após a conversa, o evento estará completo. Explore a área ao redor do elevador, depois suba por este. Chegando ao QG, vá para a porta de entrada e fale duas vezes com Lucil e logo depois fale com Maechen - o homem sentado à  sua direita. Escolha a primeira opção para ele começar a contar uma história. No final ele pedirá para tocar nas mãos de Yuna, então escolha a segunda opção.

Lembrete: sempre que falar com Maechen, você poderá pedir para ele acelerar a história que ele conta e para isso basta ficar apertando o botão de ação. O recomendado é não fazer isso para não afetar a porcentagem de conclusão do jogo. Deixe-o falar sem interrupçàµes.

Dica: procure por um baຠnas proximidades de onde Maechen estava para pegar uma Garmet Grid.

Concluà­dos estes eventos, volte para a entrada de Mushroom Rock Road e fale com Clasko. Escolha a primeira opção para levá-lo para dentro da Celsius. Agora volte para a sua nave e fale com Shinra para assistir a Crimsom Report 1. Logo depois, vá para a Cabin e fale com Clasko - ele está no segundo andar.

Você verá Gippal, o là­der da facção Machina. Você terá que falar com ele, mas para isso deve entrar na fila para pegar um cartão de acesso ao Djose Temple. Espere alguns instantes e ao entrar no estabelecimento, fale com o balconista e escolha a primeira opção. Agora entre no Djose Temple e fale com Gippal para fazer uma entrevista de negócios. Após falar com ele, saia do Djose Temple e siga para o sul. Você encontrará com ele novamente na ponte. Após a conversa, escolha a primeira opção e ganhe uma carta de acesso para trabalhar no Bikanel Desert, caçando peças na areia. Agora continue seguindo para o sul e você encontrará um homem com duas máquinas. Ignore-o e siga para a passagem à  esquerda, rumo ao nordeste para chegar em Moonflow.

No caminho você encontrará um viajante que está com medo de ser roubado na estrada. Escolha a primeira opção para escoltar seu carregamento. A carroça será atacada por ladràµes ao longo da estrada, sua tarefa é deter os bandidos antes que eles peguem a carga e fujam. Assim que os bandidos aparecerem, vá de encontro a eles para entrar em batalha. Chegando ao final da estrada, você encontrará Tobli que lhe dará a Dressphere Gun Mage, um acessório e uma Garmet Grid.

Importante: se você ignorar este evento, ou seja, voltar para a Celsius e continuar seguindo a estratégia, no Capà­tulo 2 Tobli estará abordo da Celsius com três màºsicos. Fale com eles para iniciar um evento, então empurre Tobli e depois os màºsicos para dentro do elevador. Desta forma você ganhará o acessório Enterprise que excede seu HP de 9999. Se você ignorar este evento, você perderá a Dressphere Gun Mage.

Chegando nesta região, vá para a passagem mais alta onde um guarda impedirá sua entrada em Farplane. Em seguida, vá até o Save Point e siga o caminho ao lado para chegar em Thunder Plains.

Esta região está um pouco diferente da vista em FFX - os raios estão caindo sobre as torres e você não precisará mais se esquivar. Atravesse essa região e você chegará até Macalania Woods.

Chegando nesta região, mais adiante você avistará Bayra. Depois que ele for embora, siga através da estrada de luz e chegando na outra extremidade, entre na trilha à  direita para encontrar Tromell. Fale com ele para saber sobre a rixa entre o povo Ronso e o povo Guado. Fale com Tromell até ele lhe entregar a primeira das três Special Dressphere, a Full Throttle para Paine. Junto com ela você ganhará uma Garmet Grid especial para ajudá-lo a usar essa Dressphere.

Lembrete: para usar as Special Dresspheres, primeiro será necessário obter todas as Dresspheres.

Feito isso, volte até a extremidade da estrada de luz e siga para o norte. Você chegará em uma região gélida, onde verá um grupo de Al Bhed procurando um homem chamado O?aka, que casualmente aparecerá e fugirá, iniciando um evento. Você deverá encontrá-lo e para isso siga a estrada por onde ele correu (embaixo do caminho de luz). Ao longo do caminho você encontrará Pokutak, uma criatura mà­stica e màºsical. Continue seguindo O?aka até chegar no começo da estrada de luz, então siga para a direita e ignore os guardas no caminho.

Na área seguinte, siga o caminho à  sua direita para encontrar Donga - o que será rápido (foi nesta área que Tidus e Yuna tiveram um momento romà¢ntico em FFX, lembra?). Bom, feito isso, siga o caminho do lado oposto e você encontrará O?aka ao fundo, sobre uma árvore. Ele explicará que está devendo dinheiro e precisa se esconder por uns tempos. Para ajudá-lo, escolha a primeira opção e ele estará abordo da Celsius.

Importante: volte para a Celsius e fale com O?aka na Cabin. Ele venderá itens e você verá um valor de 100.000 Gil referente à  dà­vida dele. Agora todo dinheiro que você conseguir, deverá comprar com O?aka para que ele consiga pagar sua dà­vida. Você deverá zerar esse valor antes do capà­tulo 3. Então continue juntando dinheiro, mas nada de vender acessórios pois alguns deles serão essenciais mais tarde. Obs.: caso consiga zerar a dà­vida ainda no Capà­tulo 2, você poderá comprar ótimos itens com O?aka, como Hi-Potions a 50 Gil!

Diante de um vasto deserto você terá que seguir Rikku até o acampamento Al Bhed. Embora Rikku pareça segura do caminho, Paine tem uma leve suspeita de que todas estão perdidas no meio do nada. Depois de um tempo, Yuna e suas amigas serão encontradas e levadas para o acampamento. Vá até onde Paine e Rikku estão para obter informaçàµes. Em seguida, fale com o piloto de Hover à  esquerda e ele pedirá para você falar com Nhadala. Quando ela chegar, escolha a primeira opção para mostrar a carta de recomendaçàµes de Gippal, assim você poderá se tornar um caçador de peças no deserto. Fale com o piloto novamente e escolha a primeira opção, você será levado para um ponto do deserto. Repare no seu mapa para saber onde cavar. O X de cor branca indica itens comuns, o X em amarelo indica a peça que você precisa para encerrar a missão, enquanto o quadrado indica a posição do Hover. Você estará sujeito a batalhas e para complicar, você terá que fazer tudo isso dentro de um minuto e assim que achar a peça, volte para o Hover antes do tempo acabar ou você não cumprirá a missão. Caso isso aconteça, tente novamente. Ao concluir esta missão, você terá acesso garantido para caçar peças no deserto que serão parte de um evento futuro, mas por enquanto ignore e volte para a Celsius.

Chegando na cidade natal de Yuna, siga até a entrada do templo adiante. Você poderá pagar por uma viagem rápida na plataforma sobre a água. Chegando na entrada do templo, você terá uma conversa com Baralai, o là­der da facção New Yevon. Após a conversa, entre no templo e use a plataforma para chegar a Baralai, fale com ele para ganhar um acessório. Volte para a Celsius e siga para o próximo destino.

Importante: você poderá se aliar ao New Yevon, visitando Bevelle antes dos eventos do Side Quest 3 - Mushroom Rock Road. Ao jogar uma segunda vez, faça isso para obter mais informaçàµes a respeito do enredo.

Chegando nesta região, você poderá participar de minigames e concorrer a prêmios, mas ficará a seu critério se divertir.

Dica: se você participar dos minigames em Calm Lands, poderá juntar pontos que poderão ser trocados por itens. Junte um total de 200.000 pontos e troque pelo item identificado como \"?????\" no Capà­tulo 5, para ganhar uma Garmet Grid.

Existem dois grupos rivais batalhando nos negócios e na publicidade das atraçàµes. Procure por duas pessoas junto a um Hover, existem algumas espalhadas por Calm Lands. Fale com qualquer um deles e você terá sete opçàµes. Escolha a sexta opção, Publicity Menu, para ter acesso a mais três opçàµes. Escolha a primeira ?Sign me up!? para iniciar um longo evento que deverá ser concluà­do antes do Capà­tulo 5 e para isso você terá que conseguir 400 de propaganda.

Agora vá para o centro de Calm Lands, onde encontrará um vendedor de items. Ao lado dele tem um homem que procura uma maneira de fazer seu tà­mido filho encontrar alguém para se casar. Aceite a tarefa de fazer a propaganda do rapaz e você conseguirá obter 80 pontos.

Para obter a pontuação nesses eventos, você deverá falar com as pessoas ao redor do mundo de Spira. Para isso, basta se aproximar de uma pessoa e apertar o botão quadrado. Se você habilitou as duas missàµes de propaganda, ao falar com uma pessoa aparecerá um menu com as opçàµes Publicity e Matchmaking - lembrando que a opção Matchmaking só será aplicada para as mulheres, enquanto a Publicity servirá para ambos os sexos.

Tanto na opção Publicity quanto na Matchmaking, você terá mais cinco opçàµes que serão as frases para persuadir as pessoas. Usar as frases certas com cada pessoa no mundo de Spira lhe renderá boa pontuação para cumprir estes dois eventos. Mas atenção, nem todo mundo em Spira estará sujeito a ouvir suas propagandas, por isso confira na listagem a relação de pessoas com quem você deverá falar. As frases a serem usadas estão identificadas para você obter a maior pontuação por pessoa. Obs.: a missão Publicity está especificada como PR quando você falar com as pessoas.

Besaid Island: vilarejo

1) Homem dentro da primeira casa do lado direito ao entrar no vilarejo (PR #1).

2) Mulher em frente a casa citada acima (PR #2) (Matchmaking #3).

3) Mulher que vende itens na loja do vilarejo (PR #5) (Matchmaking #3).

4) Mulher que é seguida por um cachorro (PR #4) (Matchmaking #4).

5) Keepa, o homem dentro da àºltima casa do lado esquerdo do vilarejo (PR #1).

6) Criança dentro do Temple (PR #3).

Kilika Island: lado esquerdo do vilarejo

1) Homem parado do lado da escada (PR #5).

2) Homem próximo ao baຠ(PR #4).

Kilika Island: lado esquerdo do vilarejo (adiante)

1) Homem andando no canto esquerdo no alto da tela (quando você chega) (PR #5).

2) Homem parado do lado esquerdo no alto da tela (PR #4).

3) Homem em frente a uma casa próxima da casa de Dona (PR #5).

4) Mulher do lado esquerdo, próxima ao navio (PR #2) (Matchmaking #3).

Luca: na área próxima ao Save Point, na entrada para Mi?ihen Highroad

1) Mulher sentada no banco à  esquerda (PR #3) (Matchmaking #2).

2) Mulher sentada no banco à  direita (PR #5) (Matchmaking #3).

Luca: Central Square

1) O velho sentado no banco à  esquerda (PR #5).

2) Criança parada próxima a barraca de balàµes (PR #4).

Luca: diante do Stadium

1) Mulher sentada sozinha no banco entre as escadas (PR #2) (Matchmaking #2).

2) Homem andando nessa área (PR #3).

Luca: na região portuária

1) Mulher andando nessa área (PR #4) (Matchmaking #2).

2) Homem andando nessa área (PR #1).

Mi?ihen Highroad: próxima a escadaria de Luca

1) As duas mulheres do lado esquerdo da estrada: mulher da esquerda (PR #1) (Matchmaking #1), mulher da direita (PR #2) (Matchmaking #5).

2) Homem do lado direito da estrada (PR #3).

Mi?ihen Highroad: área antes da Travel Agency

1) Mulher Al Bhed do lado esquerdo da estrada (PR #4) (Matchmaking #2).

2) Homem do lado direito (próximo a Hover) (PR #2).

Mi?ihen Highroad: Travel Agency

1) Homem sentado na colina, em frente a Travel Agency (PR #1).

2) Homem sentado à  mesa, dentro da Travel Agency (PR #3).

3) Mulher sentada à  mesa, dentro da Travel Agency (PR #2) (Matchmaking #4).

Mi?ihen Highroad: depois da Travel Agency

1) Mulher parada na segunda ponte (PR #4) (Matchmaking #1).

Mi?ihen Highroad: a estrada que o leva para baixo das pontes

1) Homem parado na trilha (PR #2).

2) Mulher próximo ao Save Point (PR #4) (Matchmaking #1).

3) Dois homens sentados no final da estrada: homem sentado mais acima (PR #1), homem sentado mais abaixo (PR #3).

Djose Temple: do lado de fora do templo

1) Mulher próxima ao Save Point (PR #3) (Matchmaking #4).

2) Mulher Al Bhed próxima da casa (PR #1) (Matchmaking #5).

3) O homem do lado esquerdo (PR #2).

Djose Temple: nas duas pontes de pedra

1) Mulher Al Bhed andando (PR #3) (Matchmaking #5).

2) Homem do lado esquerdo da ponte (PR #5).

3) Os dois homens do lado direito da ponte seguinte: o que está mais acima (PR #1), o que está mais baixo (PR #4).

4) A mulher na parte baixa na ponte de pedra (lado esquerdo) (PR #3) (Matchmaking #5).

Moonflow

1) A mulher na estrada onde você escoltou a carroça (PR #3) (Matchmaking #1).

2) Criança parecida com Shinra, próximo ao Save Point (PR #5) (Matchmaking #2).

3) Criança ao lado da escada perto da travessia de Moonflow (PR #5).

4) Mulher na parte alta da travessia de Moonflow (do outro lado) (PR #5) (Matchmaking #4).

5) Mulher na entrada para Guadosalam (PR #1) (Matchmaking #5).

Guadosalam

1) Homem em frente ao Inn (o homem do meio) (PR #1).

2) O atendente dentro do Inn (PR #2).

3) O vendedor de Item (PR #2).

4) Homem dentro da loja de Item (PR #4).

5) A criatura azul do lado de fora do escritório de Tobli (PR #3).

Macalania Woods

1) O Guado no começo da floresta, próximo ao Save Point (PR #1).

Estas pessoas são suficientes para você concluir as duas missàµes. Vale lembrar que quando falar com as mulheres ao longo desse evento, só poderá escolher Publicity ou Matchmaking para fazer a propaganda, ou seja, não poderá fazer as duas propagandas de uma vez. Então para conseguir mais pontos você deverá cumprir uma missão ou evento importante e revisitar todas estas pessoas e usar as mesmas opçàµes.

Ah, para saber se já atingiu a meta de pontuação necessária, basta visitar seu empregador em Calm Lands, escolher a opção Publicity Menu e depois ?How am I doing??. O mesmo vale para o homem para quem você está fazendo propaganda. Obs.: ao cumprir certas missàµes, as pessoas mudarão de lugar mas as respostas serão as mesmas. Algumas destas pessoas ficarão em lugares próximos de onde estavam originalmente.

Você encontrará Kimahri, agora ele se tornou o là­der da nação Ronso e Elder da montanha sagrada. O guerreiro Garik informará a Kimahri que as crianças Lian e Ayde deixaram a montanha, procurando o chifre do Elder. Kimahri está com problemas pois ele não pode deixar a montanha para procurar as crianças. Quando Garik for embora, você poderá escolher entre as três respostas livremente. Quando Kimahri terminar de falar, você terá a mesma liberdade de escolha. Feito isso, siga para Besaid Island.

Chegando ao vilarejo, você se encontrará com Wakka e ficará sabendo que ele vai ser pai em poucos meses. Entre na segunda cabana do lado direito para falar com a esposa dele, Lulu. Ela levará Yuna para conversar na colina acima do vilarejo e descobrirá porque Yuna se tornou uma Sphere Hunter. Após a conversa, entre na casa de Lulu e fale com ela para passar a noite. No dia seguinte saia e fale com Lulu mais uma vez, depois escolha a primeira opção e você será incubido de encontrar Wakka. Ele está dentro de uma caverna secreta em algum lugar da ilha, mas para isso você deverá encontrar o código dos quatro ciphers. Eles são identificados por quadrados vermelhos em seu mapa. Então visite os seguintes lugares para encontrar os quatro ciphers:

1) Na figura de pedra encontrada na colina onde você conversou com Lulu

2) Suba a coluna no inà­cio da trilha no caminho ao lado da colina onde você conversou com Lulu

3) Na entrada da praia, suba na colina à  esquerda onde se encontram duas crianças e examine o topo da ruà­na

4) Suba na formação de pedras cercada de planta encontrada no final da praia, junto aos barcos, e examine a figura de pedra.

Encontrando os quatro ciphers, volte até a área antes da entrada da praia e examine uma porta do lado esquerdo. Um código aparecerá no alto da tela, use-o na combinação da porta e você encontrará a caverna secreta. Então fale com Wakka e ele dirá que poderá haver alguma Sphere no fundo da caverna, mas não tem certeza.

Vá para o fundo da caverna e após o Save Point, você encontrará a Sphere mas antes terá que derrotar um Fiend. Ele não oferece muito perigo, então concentre seus ataques nele e mantenha seu HP cheio. Vencendo-o, você descobrirá que esta Sphere revela certos pontos na ilha. Wakka pensava que encontraria a Sphere deixada por seu irmão Chappu. Ao concluir a missão, você obterá uma Garmet Grid, além da Dressphere White Mage.

Importante: dentro do Besaid Templo existem um homem que vende itens raros, não fale com ele nesse e no Capà­tulo 3 tenha 900.000 Gil para comprar um item importante.

3.1.p. Missão 4

Siga para Zanarkand Ruins. Chegando lá, vá para o alto da colina e fale com um homem e escolha a segunda opção para se lembrar de Isaaru. Este dirá que está ajudando Cid com seu novo trabalho - tornando o templo de Zanarkand em uma atração turà­stica. Após a conversa, siga para dentro do templo e você encontrará um grupo de crianças, siga-as. Quando encontrar as crianças no meio do caminho, escolha a primeira opção e você se lembrará de Pacce.

Ao longo do caminho, você encontrará um dos capangas do grupo de Leblanc, ocasionando um confronto fácil. Vencendo-o, mais adiante haverá um novo confronto. Chegando na cà¢mara do elevador, ocorrerá uma cena. Observe o macaco no canto superior, depois desça de elevador. Na cà¢mara seguinte fale com Cid para debater com ele a respeito de usar o templo como trabalho, escolha a segunda opção. Logo depois fale com o amigo de Cid e os macacos abrirão caminho.

Depois da área seguinte você escutará uma voz desafiando-o. Após Rikku responder a password, outra pergunta será feita. Escolha a opção ?Is that you, Isaaru?? e você ganhará uma Garmet Grid. Após este evento, desça a escada adiante e no final do caminho você encontrar a Sphere, porém um Fiend também o encontrará. Nesta batalha, use o Power Break de Paine e mantenha o HP de seu grupo elevado. Vencendo a batalha, você obterá metade de uma Sphere.

Após os eventos automáticos dentro da Celsius, você receberá a informação de um possà­vel confronto em Kilika Island. Vá para a área adiante e suba a escada onde uma criança passará correndo. Memorize bem este lugar. Siga adiante para cruzar a ponte e do outro lado, volte no caminho e suba no barco para falar com um homem e avistar uma ilha.

Lembrete: falando com o homem no barco, você poderá avistar a ilha e isso lhe dará uma oportunidade de pegar o acessório Invencible no Capà­tulo 5. Entretanto, lembre-se de visitar este mesmo homem e olhar a ilha mais uma vez no Capà­tulo 2.

Ainda na primeira parte do jogo, fale com uma mulher que tem um macaco e feito isso, volte até aquela escada e siga para a casa ao lado, onde você verá uma cena entre Dona e Barthello. Você terá uma longa conversa com Dona. Logo depois, siga para o final da cidade e você encontrará os portàµes que dão acesso à s proximidades do Kilika Temple. Um grupo de Sphere Hunters estará ouvindo o discurso de Nooj, là­der da Youth League.

Ao entrar na floresta, fique atento. Você poderá encontrar alguns macacos. Preste atenção aos sons, pois eles indicarão onde se encontram os macacos em um dos pontos listados a seguir. Quando identificar o local, aperte o botão X para confirmar. Procure por treze macacos, confira na lista:

1º macaco: a sudeste do Save Point.

2º macaco: do lado norte no cruzamento, ao fundo do caminho.

3º macaco: volte ao inà­cio e procure na trilha à  direita.

4º macaco: volte ao Save Point e vá para a esquerda, indo até o próximo cruzamento

5º macaco: após encontrar o 4º macaco, siga para a esquerda antes do caminho virar para o norte.

6º macaco: vá para o norte e procure no ponto antes de virar para o leste.

7º e 8º macacos: siga para o norte no primeiro cruzamento (procure antes do cruzamento seguinte).

9º macaco: vá para o norte no primeiro cruzamento e siga para o leste.

10º macaco: a noroeste do próximo cruzamento.

11º macaco: após achar o 10º macaco, siga para o norte e após a cena você procure o macaco próximo de onde você está.

12º macaco: siga para o sul no cruzamento onde encontrou o 11º macaco e siga para o leste, procure do lado direito antes do próximo cruzamento.

13º macaco: siga para o sul de onde pegou o 12º macaco para encontrar o seguinte.

Encontrando todos, salve seu progresso. Mais tarde, quando visitar Kilika Island, procure a mulher dos macacos e você será premiado com uma Garmet Grid. Mas, enquanto isso, continue a missão no momento.

Você percebeu que todos os caminho estão sendo vigiados e os aldeàµes estão proibidos de entrar. Falando com as pessoas você terá informaçàµes a respeito de um grupo militar que esconde alguma coisa importante dentro do templo, verifique os três caminhos e em um deles - um que está embaixo de uma ponte de tronco - o levará até um ponto vigiado onde você poderá escutar uma conversa e descobrir o código que permite passar pelos guardas (escolha a primeira opção).

Feito isso, siga a trilha para a direita, junto à  beira do mar. Haverá um ponto onde você poderá subir na copa de uma árvore - volte o caminho - para pegar um item. Chegando no Save Point adiante, você será barrado por um grupo de guardas e a escadaria até o templo também estará nas mesmas condiçàµes. Para passar pelos guardas, escolha a seguintes opçàµes como resposta: 1º, 4º, 1º, 4º e 4º, assim você ganhará uma Garmet Grid.

Chegando ao alto da escada, alguém gritará que encontrou uma Sphere mas ao mesmo tempo um dos homens da resistência do templo libertará um inimigo Machina para atacar seu grupo. Use protect em seu grupo e as habilidades de Paine para baixar a resistência e a força do inimigo. Fora isso, mantenha o HP elevado e ataque com tudo. Vencendo a batalha, você terminará o primeiro capà­tulo do jogo.

Dentro da Celsius, você verá uma longa conversa. Logo depois fale com Shinra para assistir à  Sphere obtida e descobrir a origem de uma poderosa máquina de guerra e a imagem de um homem idêntico a Tidus. Feito isso, você terá que devolver a Sphere para Nooj na Youth League, antes que um confronto aconteça em Kilika Island. Mas antes, Brother e os outros decidem fazer uma festinha. Siga para a Cabin e durma, depois fale com o màºsico gordo no corredor e escolha a primeira opção. Logo depois empurre os três màºsicos para dentro do elevador e entre junto para começar uma festinha no Deck da Celsius. Yuna terá uma crise de ciàºmes por causa de Lenne, a mulher que o suposto Tidus mencionou. Mas quem diabos é Lenne? Quando Yuna for dormir, ela terá um sonho muito estranho...

No dia seguinte, compre o máximo de itens com O?aka, lembre-se de zerar as dà­vidas. Em seguida vá para a Bridge da Celsius e você receberá a notà­cia de que terá de devolver a Sphere o quanto antes. Fale com Brother e escolha a primeira opção, depois escolha a opção Youth League HQ.

Lembrete: se você escolher a opção New Yevon HQ, não conseguirá obter 100% jogando pela primeira vez. Entretanto, se for jogar uma segunda vez, escolha essa opção para ver um outro ponto de vista em alguns lugares do enredo.

Após a conversa com Nooj, a nave Celsius foi atacada por Leblanc e seus capangas. Eles roubaram a Sphere quebrada e deixaram um recado. Yuna e suas amigas decidem invadir o esconderijo de Leblanc para reaver a Sphere, mas para isso terão que encontrar roupas femininas do bando de Leblanc. Isso iniciará um evento que será resolvido ao longo do tempo, durante as Side Quests. Agora vá para a Bridge da Celsius e fale com Boddy para escolher sua próxima parada: Besaid Island.



Fale com os jogadores de Blitzball e logo depois Berclem, um soldado linha dura, tentará ditar novas regras e treinar as pessoas, forçando Yuna a entrar em um desafio. Escolha a primeira opção para iniciar um evento. Ao aceitar o desafio, você terá mais três opçàµes, sendo a primeira para começar o evento e as outras duas para ter explicaçàµes e conceitos básicos.

O objetivo desse evento é quebrar o record de Beclem e chegar até a praia antes do tempo de sete minutos se esgotar. Este minigame é simples, mas exige atenção. Você usará tiros para derrubar os inimigos que aparecerão ao longo do caminho até a praia. Com o botão cà­rculo você trava a mira no alvo enquanto que o botão X atira. O botão trià¢ngulo servirá para mudar o tipo de munição, que são três: Ammo (Normal), Dual Shot (atinge màºltiplos alvos ao mesmo tempo) e Death (morte instantà¢nea).

A cada inimigo morto, um baຠcom munição será deixado. Yuna terá um HP limitado e se sofrer muitos danos, terá que tentar cumprir o evento novamente. Você poderá fazer até seis disparos consecutivos, tendo uma pausa para recarregar. Saiba administrar esse intervalo para não ser atingido pelos inimigos. No canto inferior da tela você terá a barra Chain, que serve para multiplicar os pontos obtidos. Quanto mais inimigos mortos, a barra Chain vai aumentando o valor dos pontos multiplicados. O importante é você superar o recorde de 500 pontos de Beclem para, no mà­nimo, continuar os eventos completos no jogo. Ao final da competição, seu grupo terá uma conversa com Beclem que irá embora logo depois. Obtendo uma alta pontuação, você poderá ganhar bons itens, acessórios e Garmet Grids.

Importante: ao final da competição você terá uma amostra dos LV., de acordo com as pontuaçàµes obtidas. Se você conseguir um LV.5, ganhará uma Garmet Grid e se obter um LV.10, ou seja, conseguir 2800 pontos, ganhará o poderoso acessório Adamantite.

Faça uma visita rápida para falar com Dona e os habitantes, logo depois vá para Luca e desça até a Central Square para fazer uma entrevista com Shelinda. Quando Shelinda fizer uma pergunta, escolha a primeira opção.

Siga até a Travel Agency e dentro dela você verá uma jovem saindo. Do lado de fora, fale com a jovem e escolha a segunda opção para Yuna se lembrar de Calli. Ela fala em trazer os chocobos para Mi?ihen Highroad, como antigamente. Durante a conversa elas avistam um chocobo que fugirá em disparada. Aceite a proposta de Calli, escolhendo a primeira opção, para iniciar este evento.

Siga Rikku ao longo da estrada para capturarem o chocobo. Recolha a trilha de penas que a ave gigante deixar, mas não fique longe de Rikku por muito tempo ou perderá a pista. Em alguns momentos Rikku irá parar em alguns pontos da estrada, apontando uma nova sugestão para onde o chocobo tenha ido. Escolha a segunda opção para continuar seguindo ao longo da estrada.

Chegando no ponto seguinte, Paine e Rikku fecharão os dois pontos da estrada, restando Yuna para capturar o chocobo. Aproxime-se da ave e ela estará encurralada. Você terá três opçàµes para deduzir por onde o chocobo tentará escapar: esquerda, centro ou direito da estrada. Você terá três segundos para escolher. Adivinhe de três a quatro vezes e você seguirá para a etapa seguinte.

Continue seguindo Rikku para localizar o paradeiro do chocobo. Logo depois siga os pontos indicados em seu mapa e quando o chocobo fugir novamente, siga para a entrada de Mi?ihen Highroad próximo à  escadaria que dá acesso a Luca. Fale com a mulher do Hover e peça ajuda para capturar o chocobo (escolha a primeira opção). Feito isso, a exaustiva perseguição terá um final e você terá o capturado. Logo depois, um homem informará que Calli corre perigo, um Fiend comedor de chocobo está na região. Siga para o ponto indicado em seu mapa.

Clasko usará os chocobos para atrasar a criatura, dando a você três minutos para chegar embaixo da ponte, para isso siga o ponto indicado em seu mapa. Chegando até a criatura ocorrerá um confronto. Se você vem atualizando seus personagens com os itens e Garmet Grids que obteve até agora, não terá problemas em derrotar a criatura. Basicamente use as habilidades de Paine para baixar a defesa e o ataque da criatura e ataque com tudo, não esquecendo o seu HP cheio.

Lembrete: após cumprir este evento, vá para o começo de Mi?ihen Highroad e fale com Clasko e Calli, então escolha a primeira opção para levar todos abordo da Celsius.

Fale com Yaibal, adiante e ele escoltará Yuna e suas amigas ao longo do caminho para o QG da Youth League. Por enquanto, você não terá batalhas. Haberá dois Fiends no caminho, mas se quiser evitar o confronto, basta caminhar no lugar de correr quando passar por eles. Chegando naquela formação de pedras que o leva para o vale, desça e siga para aquele mesmo lugar onde você avistou Ormi e Logos. Mas, desta vez, você encontrará Nooj e ganhará a Crimson Sphere 7. Yuna e Rikku pressionam Paine a falar do passado, mas esta se mostra dura na queda. Agora, siga para o QG da Youth League e fale com Elma e Lucil, logo depois volte para a Celsius e assista a Crimson Record 7.

Vá falar com Tobli e você receberá a missão de vender 10 ingressos para o show que ele organizou. Os preços ideais para a venda de cada ingresso é de 1000 Gil. No entando, Tobli explica que se você conseguir vender os ingressos por valores mais altos, poderá com o resto. Salve o seu progresso, aproxime-se das seguintes pessoas e aperte o botão quadrado. Depois venda os ingressos com os valores recomendados:

1) A mulher na entrada de Moonflow, onde você protegeu a carroça: 1500

2) Mulher usando bandana (na mesma área de Tobli): 1500

3) Mulher de roupa laranja (na área do Save Point): 1500

4) Rapaz sentado na escada (na área à  esquerda do Save Point): 1500

5) Rapaz de roupa verde ao lado da escada: 2000

6) Criança ao lado do homem azul (do outro lado de Moonflow): 2000

7) Mulher de roupa verde / amarela na rampa: 2000

8) Mulher na área seguinte, de pé em frente ao banco: 2000

9) Homem sozinho no meio da estrada (na área seguinte): 1500

10) Homem ao lado da velha no final da estrada: 2000

Essa é a relação de pessoas e os melhores preços para você vender. O ideal é conseguir vender todos os dez ingressos com os preços mais altos, assim você ficará com o dinheiro restante e ganhará uma Garmet Grid de Tobli.

Visite o esconderijo de Leblanc para falar com os guardas na entrada. Em seguida, vá para Thunder Plains. Mais adiante haverá um X marcado em seu mapa, siga até ele para encontrar Cid.

Siga o homem azul na trilha abaixo do caminho de luz e fale com ele para receber a tarefa de encontrar os màºsicos para o show de Tobli (escolha a primeira opção). Em seguida, atravesse o caminho de luz e visite o local onde você falou com Tromell da primeira vez. Você encontrará Bayra, fale com ele e você será informado de que Donga e Pokutak não estão transformados em borboletas e você precisa encontrá-los. Ao encontrar as borboletas, passe entre elas. Eis a localização das borboletas:

1 e 2) na mesma área onde Bayra se encontra.

3) siga através da trilha da floresta, embaixo do caminho de luz, em direção ao Save Point

4) no meio do caminho de luz

5) na região onde você encontrou Donga na primeira vez

Concluindo esta missão, você falará com Bayra novamente. Quando aparecer uma opção pedindo para voltar para a Celsius, responda ?NO?. Então vá para a entrada de Macalania Woods e fale com aquele homem azul novamente. Só então entre na Celsius.

Siga para Calm Lands, Clasko desembarcará na região para começar seu próprio negócio: uma fazenda de chocobos. Quando ele for embora, confirme a opção para seguir Clasko até a antiga Monster Arena. Ela está infestada de Fiends, então escolha a primeira opção quando falar com Clasko para receber a missão de eliminar todos os Fiends. Obs.: use o Save Point para recarregar seu HP/MP, pois alguns Fiends são muito resistentes e outros possuem ataques fortes, mas não apresentarão problemas.

Entretanto existe um segredo neste evento: os muitos Fiends parados dentro dos estábulos são uma ilusão, mas você deverá procurar o verdadeiro. Para isso basta seguir a direção para qual todos os demais Fiends estão olhando, ou seja, as ilusàµes sempre olham para o Fiend verdadeiro. Vencendo os Fiends verdadeiros, Clasko será atacado e você terá uma batalha contra três Fiends elementais - eles usam ataques baseados em Water.

Vencendo-os, Clasko abrirá seu Chocobo Ranch, lhe dando uma Garmet Grid e a Dressphere Alchemist. Mas agora ele precisará de chocobos para criar. Após a conclusão do evento, vá falar com Clasko e ele vai lhe dar alguns alimentos especiais para chocobo, você poderá capturá-los a partir de agora. Sempre que falar com Clasko, você terá o seguinte menu:

Raise Chocobo: aumentar o LV. de um chocobo dando comida especial

Feed Chocobo: recarregar o HP de um chocobo após uma jornada

Choco-Browser: mostra o Status geral dos chocobos, nà­veis, desempenho etc.

Nutritive Greens: cria ração especial para os chocobos - diferentes % cria até três tipos

Dispatch Chocobos: você envia chocobos ao redor do mundo para procurar itens e segredos.

Change Roster: troca um chocobo em uso por um reserva

Release Chocobos: dispensa um chocobo, liberando um espaço no estábulo

Junk Food Greens: criar alimento comum para os chocobos (o que você usa para capturá-los)

Vamos a um rápido aprendizado sobre chocobos capturados. Alguns deles não evoluem e por isso são dispensáveis, mas no momento aproveite o que tem e mande seus chocobos explorar as regiàµes do mundo. Com sorte, eles encontrarão alguns bons acessórios e itens. Enquanto um chocobo estiver viajando, vá para o campo de batalha e vença de quatro a cinco lutas, então volte a falar com Clasko e os seus chocobos estarão de volta. Alguns chocobos estão com o Heart (HP) baixo, use a opção Feed Chocobo para recarregar suas energias.

Sempre que você entrar nas opçàµes Junk Food Greens ganhará alguma ração, mas isso só acontece de tempos em tempos. O mesmo acontece na opção Nutritive Greens quando você escolhe a primeira opção interna - na outra opção você poderá combinar diferentes porcentagens para obter os três tipos de Greens essenciais para evoluir seus chocobos.

Na opção Raise Chocobo, você poderá evoluir alguns chocobos que voltaram de viagem ou mesmo aqueles que você capturar. Quanto mais alto o nà­vel, maiores as chances de encontrar bons itens.

Capturando um chocobo: quando você entrar em uma batalha e nela houver um chocobo, entre no menu de Items e use uma Gysahl Green no chocobo. Isso o manterá calmo, então destrua os Fiends que estiverem com ele e quando restar apenas o chocobo, use mais uma Gysahl Green para capturá-lo. Vale lembrar que em alguns caso, o chocobo pode correr no inà­cio da batalha. Obs.: mande alguns chocobos para Mt. Gagazet durante o Capà­tulo 2 ou 3 e com sorte você ganhará uma Garmet Grid.

Agora que você sabe como capturar chocobos, pode começar aqui mesmo na região de Calm Lands. Aproveite o embalo e visite a cabana de items no centro da região. Chegando lá você encontrará Lian e Ayde, as crianças Ronso que deixaram Mt. Gagazet. Após explicarem seus motivos eles fugirão.

Siga para Zanarkand Ruins e vá para dentro do templo para encontrar Isaaru. Depois que ele for embora, você receberá mais um evento extra: formar casais de macacos. Mas para facilitar, o templo será dividido em partes.

àrea 1: corredor onde conversou com Isaaru antes de iniciar este evento

àrea 2: cà¢mara antes do elevador

àrea 3: cà¢mara onde se encontra o elevador

àrea 4: cà¢mara onde você conversou com Cid

àrea 5: cà¢mara contendo seis baàºs

àrea 6: cà¢mara após a sala com os seis baàºs

Certo, agora que as áreas foram divididas, basta procurar os macacos apaixonados - eles tem um monte de coraçàµezinhos na cabeça. Encontrando estes macacos apaixonados, aperte o botão quadrado para pegar o macaco, então leve-o até sua companheira dentro de uma das áreas. Para identificá-la, basta se aproximar de cada macaco de determinada área e apertar o botão de ação. Você pegará o macaco apaixonado de uma área e localizará sua companheira em outra área. Para identificar a companheira de cada macaco preste atenção nos nomes pois os opostos formarão os casais, exemplo:

Sol + Luna (Sol e Lua).

Juntar macaco da área 6 + macaco da área 4

Juntar macaco da área 5 + macaco da área 2

Juntar macaco da área 1 + macaco da área 6

Juntar macaco da área 5 + macaco da área 3

Juntar macaco da área 3 + macaco da área 6

Juntar macaco da área 5 + macaco da área 3

Juntar macaco da área 4 + macaco da área 1

Juntar macaco da área 3 + macaco da área 4

Juntar macaco da área 5 + macaco da área 1

Juntar macaco da área 3 + macaco da área 1

Juntar macaco da área 4 + macaco da área 1

Juntar macaco da área 1 + macaco da área 5

Siga para as pontes de pedra e delas siga para o sul, até a estrada. Você verá alguns capangas de Leblanc tomando conta dos veà­culos, siga mais adiante na estrada para ver duas mulheres do bando. Elas perderam uma Sphere em algum ponto da estrada, você terá que achá-la primeiro. Siga adiante e procure atrás de uma coluna de rocha para encontrar a Special Dressphere Floral Fallal para Yuna.

Ao encontrar a Sphere, Ormi e Logos aparecerão para tentar impedà­-lo. Novamente a batalha não oferecerá problemas. Concentre seus ataques em Logos, depois em Ormi. Mantenha seu HP elevado e use as habilidades de Paine para baixar força e defesa dos capangas. Vencendo-os, você ainda obterá um dos três uniformes que precisa para invadir o esconderijo de Leblanc.

Chegando ao deserto, fale com Nhadalia e depois com o piloto do Hover. Então escolha a opção Oasis, para ficar sabendo que alguns capangas de Leblanc também foram para lá. Chegando ao Oasis você pegará a Special Sphere Machina Maw para Rikku. E como não poderia deixar de ser, Logos e mais duas integrantes do seu bando travarão uma batalha fácil. Derrote primeiro as mulheres e depois concentre seus ataques em Logos. Ao vencer, você obterá mais um uniforme.

Fale com Kimahri para saber dos àºltimos acontecimentos e de sua procura por uma Sphere para Yuna. Logo depois você terá três opçàµes, escolha ?What is the Guado retaliate??. Em seguida fale com os demais Ronsos escolhendo as seguintes opçàµes:

Fêmea Ronso: ?He does seem very tired?

Ronso parado do lado esquerdo na entrada de Mt. Gagazet: ?Won?t be anyone left to fight.?

Fêmea Ronso próxima a Garik: ?And what of the Guado??

Ronso parado entre a fêmea Ronso e Garik: ?Try to think about it some more.?

Ronso andando próximo do acampamento: ?Maybe the Guado really are to blame.?

Ronso dentro da Fayth Scar: ?Take better care of the mountain.? (obs.: use o teletransporte).

Em seguida suba a montanha para explorá-la. Uma integrante do bando de Lebalnc aparecerá, dando inà­cio a um evento. Siga-a escalando a montanha. Dois pontos na montanha que contém baàºs em cima de colunas de pedras, para pegá-los, caminhe devagar até as colunas. Entre na caverna adiante no caminho e você verá novamente a capanga de Leblanc fugindo, passando por um Save Point. Nessa parte você poderá optar por uma das duas maneiras conclusivas do evento e sugerimos que você faça a segunda escolha:

1º caminho: Se você seguir o caminho à  direita do Save Point, encontrará duas capangas de Leblanc tomando banho nas águas termais. Ormi vai aparecer, criando uma situação embaraçosa. Logo depois ele entrará em batalha sozinho contra você. Ele não oferece perigo algum, apenas concentre seus ataques nele até vencê-lo. Logo em seguida, as duas capangas que estavam se banhando entrarão em batalha, vencendo-as você obterá o terceiro uniforme e completará o evento inicial. Concluindo o evento, você receberá uma Garmet Grid.

2º caminho: Do Save Point, escale o paredão à  esquerda e do lado direito você encontrará uma pedra fechando metade da parede, ao lado de outras formaçàµes rochosas por onde você poderá subir. Vá até a pedra na parede e você estará acima das águas termais da caverna, podendo observar as capangas de Leblanc conversando. Yuna e companhia cairão dentro das termais, fazendo Ormi e as demais fugirem. Automaticamente você pegará o uniforme restante e de quebra, verá Yuna, Rikku e Paine tomarem um bom banho. Após a cena, você precisa chegar até o Save Point onde será abordado por aquelas duas mulheres. Vencendo-as, suba o paredão e você enfrentará Ormi. Ele não oferece perigo algum, apenas concentre seus ataques nele até vencê-lo. Concluindo o evento, você receberá uma Garmet Grid.

Lembrete: quite a dà­vida de O?aka preferencialmente antes de cumprir as próximas duas missàµes, se ainda não fez isso.

Agora que você está com os uniformes, siga para Guadosalam e vá até a entrada do esconderijo de Leblanc. Então escolha a primeira opção para iniciar o evento. Dentro do esconderijo você verá Leblanc e Nooj conversando. Em seguida entre no salão embaixo da escada para avistar Ormi e Logos conversando. Você receberá a ordem de ajudar Leblanc, siga para o quarto dela no andar de cima e após a conversa, você terá que fazer uma sessão de massagem.

Você terá seis pontos nas costas de Leblanc para aplicar uma massagem, os quatro coraçàµes coloridos representam a pontuação alcançada nas massagens e para concluir este evento você deverá deixar Leblanc satisfeita. Fazendo a massagem no ponto certo, você ganhará um coração indicando a pontuação obtida. Você terá quinze tentativas para alcançar no mà­nimo 32 pontos.

Concluindo este minigame, Ormi e Logos aparecerão. Após a conversa, siga para o salão embaixo da escada e vá para o fundo. Examine a parede entre a porta do lado esquerdo e a coluna com a figura azul, para achar a passagem secreta. Ao entrar, Yuna e companhia voltarão aos trajes originais mas Ormi e alguns capangas o atacarão. Novamente a batalha não oferece perigo e após vencê-los, siga para a sala ao lado do Save Point. Depois de pegar um acessório no baàº, suba por uma caixa ao lado da porta e você terá acesso a outro baຠescondido, onde pegará a Crimson Sphere 4.

Agora vá para a sala ao fundo para encontrar a Crimson Sphere 10. Mais uma vez Logos e Ormi aparecerão para impedir você. Concentre seus ataques em Logos, para só então acabar com Ormi. Mantenha seu HP cheio e abuse das habilidades de Paine. Ao vencer, o sistema de segurança será ativado.

Entre no corredor ao lado e siga para o final do mesmo, pulando as interrupçàµes no chão. Chegando na parede ao fundo, uma parede de espinho surgirá. Volte imediatamente até o final do corredor e espere a parede atingi-lo, desta forma você terá acesso a uma área alta onde poderá acionar o primeiro dos três interruptores do sistema de segurança. Feito isso, desça e siga novamente para a parede ao fundo, mas desta vez caia nas valas para acionar os dois interruptores restantes. Desta forma você poderá acionar o botão no final do corredor e ter acesso a sala secreta.

Chegando nesta sala, você encontrará as duas partes da Sphere quebrada mas antes de poder assistà­-la, Leblanc aparecerá com Ormi e Logos para uma batalha. Desta vez concentre seus ataques em Leblanc, mantendo atenção dobrada em seu HP. Se Leblanc e seus capangas usarem o ataque conjunto causará grandes danos. Derrotando Leblanc, pegue Logos na seqà¼ência. Vencendo a batalha, você assistirá ao conteàºdo da Sphere, descobrindo que a máquina Vegnagun está no subterrà¢neo de Bevelle. Leblanc e seu bando partirão junto com Yuna para Bevelle.

Em Bevelle, quando a situação começa a apertar, Leblanc e seus capangas deixarão as batalhas contra os soldados com você. Siga ate a entrada do templo e entre em sala lado direito. Pise no bloco para acessar uma passagem na sala do lado oposto, indo para lá, mexa no mecanismo da plataforma para fazer com que a mesma desça. Então para a plataforma no hall de entrada do templo para ter acessos ao subterrà¢neo.

No caminho a seguir você encontrará alguns Fiends e alguns itens. Encontre a outra plataforma para ter acesso a uma sala com Save Point e na área adiante, Yuna descerá por uma abertura no chão. Siga para a beira da plataforma adiante e o sistema de segurança será ativado. Depois que falar com Leblanc, siga para a extremidade à  esquerda e desça pela corrente - caso não encontre, fale com Leblanc que ela indicará o caminho.

Chegando na área abaixo você terá seis torres e cada uma aciona uma plataforma no grande buraco ao centro. Examine cada uma das torres para ativar as plataformas, mas isso implicará em uma batalha. Existem dois chefes diferentes aqui, mas se você seguiu as recomendaçàµes e evoluiu seus personagens, além de atualizá-los com os acessórios e Garmet Grids encontrados ao longo do jogo, então não terá problemas em vencê-los.

Uma vez que habilitar as três plataformas principais, você terá acesso ao resto do caminho. Porém, as outras três plataformas devem ser alinhadas em formato espiral para levá-lo até uma passagem secreta, mas para que as plataformas sejam alinhadas você terá que enfrentar um dos chefes. Sempre que for mover a plataforma, ou seja, examinando sua respectiva torre, terá que enfrentar uma batalha. Mas você poderá fazer isso no capà­tulo seguinte se preferir.

Lembrete: completando o caminho em formato espiral, você obterá o acessório Ribbon que protege contra todos os ataques elementais.

O caminho o levará pata um corredor que se divide em duas direçàµes. Siga para o lado direito e pise na pedra central na beira do abismo, isso ativará uma plataforma para o outro lado, onde no final do caminho você pegará uma Garmet Grid dentro de um baàº. Feito isso siga para o lado oposto do corredor e suba nas colunas para ativar o caminho.

Após a conversa entre os integrantes de seu grupo, siga para o lado esquerdo e entre na passagem seguinte que o levará até três plataformas. Suba em uma das duas plataformas laterais e no andar de cima, pise sobre os dois blocos para ativar a plataforma seguinte, mas não suba nela ainda. Ao invés de descer pela plataforma que usou para subir, siga em linha reta em direção ao lado oposto da plataforma que habilitou neste andar. Desta forma você terá apenas duas plataformas no andar abaixo, então suba na do meio. Ela o conduzirá até uma área com mais um bloco que acionará parte de um caminho até um baàº. Feito isso volte para a área anterior e use a plataforma do outro lado para subir e desça pela outra ignorada antes. Você terá novamente duas plataformas na área abaixo, então suba outra vez na plataforma do meio e você será levado para uma outra área que completará o caminho até aquele baàº.

Feito isso, volte para a área anterior e vã para o andar de cima, só então suba na plataforma que você habilitou neste andar para continuar o caminho. Feito corretamente o puzzle das plataformas, desças usando as colunas para pegar as Dressphere Dark Knight. Equipe-a em uma personagem pelo menos, então siga adiante e você enfrentará Baralai em seu caminho. Ele possui bons ataques, mas se você estiver evoluà­do não terá problemas, porém muita atenção com o seu HP.

Vencendo a batalha, Paine irá atrás de Baralai. Siga-a e você chegara até o complexo onde Vegnagun supostamente deveria estar. Mas em seu lugar, estará Dark Bahamut. Yuna tentará chamá-lo, ma esta Aeon partirá para o ataque. Use as habilidades de Paine para baixar a resistência e o ataque do inimigo, depois concentre seus melhores ataques. Dark Bahamut usará seus ataques mais pesados, mas todos estarão enfraquecidos em relação a FFX. Vencendo a batalha, Yuna tentará entender o que está acontecendo, pois as Aeons foram sacrificadas dois anos atrás para derrotar Sin. No lugar de Vegnagun resta apenas uma imensa cratera rumo ao centro do mundo....

Você saberá que os Fiends estão atacando todos os templos ao redor de Spira, isso obrigará os Gullwings a trabalhar para proteger as pessoas. Se você quitou a dà­vida de O?aka, receberá a informação de que ele estará deixando a Celsius. Vá para a Cabin e durma, então antes de seguir para os próximos Hotspots, vá visite a cidade de Luca.

Estará acontecendo o torneio de Sphere Break na cidade e você poderá participar. Shelinda anunciará a chegada de Rin, criador do jogo, que iniciará o torneio. Para começar, você ganhará algumas moedas. Recomenda-se falar com a criança ao lado de Rin para obter maiores informaçàµes sobre o jogo Sphere Break. Mas vamos a um tutorial rápido e básico para você se dar bem.

Noçàµes básicas de Sphere Break

Este jogo consiste em um tabuleiro com dezessete moedas com valores aleatórios. No entanto, existe uma moeda no meio do tabuleiro que determinará a regra do jogo. Ela é cercada por quatro moedas douradas denominadas Entry Coin e sempre que começar um Turn, você será obrigado a usar uma dessas moedas. As demais moedas prateadas são as Borders Coin e servem como complemento para as jogadas.

O básico do jogo é criar nàºmeros màºltiplos a partir do nàºmero mostrado na moeda central, ou seja, se o nàºmero central for 2, você terá que usar um das moedas douradas para iniciar a jogada e depois somar uma ou mais moedas prateadas de forma que você consiga um nàºmero màºltiplo de 2, que seria 4, 6, 8, 10... e por aà­ vai. Feito isso você obterá um Core Break.

Os nàºmeros màºltiplos são mostrados no tópico Break Multiples no alto da tela, normalmente você terá três expostas, mas se você somar um nàºmero maior que o terceiro màºltiplo mostrado, então outros màºltiplos de valores elevados serão mostrados. Note também que acima desse tópico você também tem o Sum, que mostra o valor do nàºmero que você escolheu no momento. E sempre que escolher outra moeda, a soma dos valores será mostrada diretamente.

O sistema do jogo Sphere Break

A) Do lado esquerdo da tela, numa partida de Sphere Break, você terá na primeira janela os seguintes tópicos:

Turn XX/15: XX representa o nàºmero de jogadas feitas de um total de 15.

Time 0:00:0: em cada jogada, você terá um tempo limite e caso não faça um Core Break, perderá a disputa.

Quota YY/20: YY representa quantas moedas você conseguiu e a meta é 20, no mà­nimo.

Para cada jogador de Sphere Break que você desafiar, você terá diferentes quantidades de Turn, Time e Quota e algumas disputas parecem impossà­veis. Entretanto você contará com a sorte e um pouco de matemática.

B) Na janela do meio, ainda do lado esquerdo da tela, você terá o tópico:

Coin Count:0: indica quantas moedas você usou em uma jogada.

Echo x ?: indica a quantidade de moedas que você poderá ganhar a cada jogada.

Em um Turn, suponhamos que você faça um Core Break usando apenas três moedas. Então você sempre fará Core Breaks usando apenas três moedas, desta forma você acumulará os pontos Echo x que será adicionado um ponto extra. Estes pontos serão convertidos em quantidade de moedas adicionais que você poderá ganhar a cada finalização de Turn. Isso significa que quanto maior a quantidade de moedas usadas para fazer um Core Break, maior será a quantidade de moedas para atingir a Quota. Mas fique sabendo que a quantidade de moedas que repàµe o tabuleiro após um Core Break é aleatório, tanto podem vir a mesma quantidade de moedas como não aparecer nenhuma. E isso quebrará suas jogadas e as chances de aumentar a quantidade de moedas ganhas por Turn. Então recomenda-se o uso de no mà­nimo três moedas por Turn, pois são mais fáceis de manter um ritmo de Core Breaks.

Mas como dito antes, você contará com a sorte e a matemática. O por quê? Simples, o nàºmero central do tabuleiro é o ponto de partida para um Core Break. Mas algumas vezes o nàºmero central será 1 e qualquer nàºmero é màºltiplo dele, ou seja, você poderá perder um combo na metade se por azar o nàºmero 1 aparecer. Outro detalhe que você deve ficar atento são nas moedas douradas, pois se você usar uma delas que seja màºltiplo do nàºmero central, você fará um Core Break e não terá resultados.

C) O àºltimo quadro do lado esquerdo da tela mostra um tópico que tem a ver com o conteàºdo das moedas. Isso mesmo, ao escolher alguma Entry Coin ou Border Coin, uma relação de itens poderá estar relacionado a elas, sendo mostradas nesta àºltima janela. Ao finalizar um Turn, você poderá tanto ganhar mais moedas, dinheiro e itens como perder estes. Além da matemática, você também contará com o raciocà­nio rápido para criar condiçàµes de Core Breaks com moedas que ofereçam vantagem.

Com isso você será capaz de ganhar partidas, basta apenas se familiarizar com o jogo para ter confiança e se dar bem. Para você treinar, recomenda-se salvar seu progresso antes de qualquer partida, desta forma se você perder é só dar um Load Game. Mas agora voltemos ao enredo do jogo. Você poderá desafiar algumas pessoas na cidade de Luca para uma partida de Sphere Break. Sempre que desafiar uma pessoa, veja as condiçàµes do desafio (quantidade de Turn, Time e Quota). Sempre que vencer uma partida, salve o seu progresso. Vencendo três partidas, você será levado diretamente à  final logo em seguida e seu rival será Shinra. Ele é um ótimo jogador de Sphere Break e se você o derrotar, ganhará a Dressphere Lady Luck.

Lembrete: se você não ganhar de Shinra agora, poderá enfrentá-lo no Capà­tulo 5 no vestiário do Stadium. Mas o nà­vel de dificuldade será bem maior. Porém, se você não ganhar essa Dressphere, não poderá habilitar as Dresspheres especiais de cada personagem no jogo.

As máquinas enlouqueceram por algum motivo e agora você terá que destruà­-las antes que alguém se machuque. No canto inferior da tela será mostrado a quantidade de máquinas destruà­das pelos Gullwings e pelos Al Bhed, para concluir esta missão com sucesso, você terá que destruir mais máquinas que o grupo Al Bhed. Esteja com o acessório Charm Ring equipado em uma personagem, desta forma você evitará batalhas desnecessárias. Então siga na estrada adiante e salve as pessoas das máquinas, resolvendo o problema em uma batalha.

Existem um total de quinze máquinas fora de controle, então seja rápido nas batalhas, usando seus melhores golpes. Alternativamente use uma personagem com a Dressphere Dark Knight e use a habilidade Darkness que causa dano em todos os inimigos, por outro lado esta habilidade exigirá HP do usuário - use alguém para recarregar o HP.

Cruzando Mi?ihen Highroad até a Travel Agency, a contagem de destruição sumirá. Avance rapidamente para a tela seguinte e continue a destruição das máquinas. Em alguns pontos em quem as máquinas parecerem inacessà­veis, use o botão cà­rculo para encontrar um ponto de acesso. O final do caminho, seguindo por baixo da ponte, pode reservar mais máquinas. Conseguindo destruir mais máquinas que o grupo Al Bhed, você ganhará uma recompensa em dinheiro além de uma Garmet Grid.

Siga para Mushroom Rock Road e fale com Yaibal para obter algumas informaçàµes. Lucil aparecerá em seguida e após a conversa, siga para o Djose Temple para falar com Gippal.

Fale com Tobli para descobrir que seu show não está muito animador. Fale com ele algumas vezes para sugerir usar algumas celebridades para chamar a atenção do pàºblico, mas apenas Paine notou o que Tobli pretende e sugere a suas amigas que corram.

Entre no esconderijo de Leblanc e fale com Ormi e Logos dentro do salão embaixo da escada. Você descobrirá que Leblanc está deprimida. Visite-a em seu quarto e fale com ela. Após a conversa, siga novamente para o salão e entre na passagem secreta. Examine os quartos para pegar itens e no quarto no final do corredor à  direita, Logos entregará uma Sphere da gravação que fez nas profundezas de Bevelle.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Arquivo do blog