Tradutor

sábado, 13 de agosto de 2011

Historia Completa

Aviso Importante:O texto a seguir é a história completa de Final Fantasy XII do inicio até o fim do game.. Então obviamente contem Spoilers! Só leia até a parte que voce jogou se não quiser saber o que acontece depois.

Todos os créditos desse resumo são de Cidoflas o webmaster do site Final Fantasy Compendium - http://www.ffcompendium.com, a Final Fantasy Brasil apenas traduziu o texto para o portugues com a autorização dele.
A Era dos Deuses:
- Uma lenda constata que os deuses retiraram-se para uma "cidade de sua própria criação", soando como se os deuses (nas lendas dos Espers) fossem Occuria. Nos anos seguintes, os Occuria usam seu Sun-Cryst, fonte de nethicite deificado, para dar poder a humanos em particular, moldando história como um jardineiro molda plantas.
- Os Espers são criados pelos deuses, mas, liderados por Ultima, rebelam-se contra eles (aparentemente essa é a Guerra dos Mil-Anos mencionada na descrição do CP de Hashmal). Os deuses selam-os, forçando-os a servir quem invocá-los.
Mais de 2000 anos atrás:
- Kiltia funda a religião mais tarde chamada de Light of Kiltia.
- Muitos anos depois, Saint Ajora funda uma seita separada, a Glabados Church.
Aproximadamente 1150 anos atrás:
- Rei Raithwall, um nobre de um pequeno país em Valendia, é contatado por Occuria e recebe três pedaços de nethicite deificado (Dawn Shard, Midlight Shard, Dusk Shard) e a Sword of Kings (esses itens foram primeiro entregues aos Garif, mas eles falharam em usá-las, então deram a Raithwall). Ele usa esses artefatos para unificar Ivalice na Galtean Alliance. Archadia e Rozarria, membros da aliança, ficam juntas durante esse tempo.
- Raithwall derrota o Esper Belias e prende-o a ele.
Aproximadamente 1100 anos atrás:
- Raithwall morre. Ele deixa a Dusk Shard e Midlight Shard para seus descendentes, a Casa Galtea; a Dawn Shard é deixada em sua tumba. A Sword of Kings é colocada em Stilshrine of Miriam na tutela de Gran Kiltias. Belias é colocado para vigiar a Tumba de Raithwall e a Dawn Shard.
706 anos atrás (1 OV):
- O último dos descendentes diretos de Raithwall morre, terminando a Galtean Alliance e começando o domínio da Casa Dalmasca, começada pelo segundo príncipe de Dalmasca, e Casa Nabradia. A Dusk Shard é dada ao novo Rei de Dalmasca, e a Midlight Shard para Nabradia.
Aproximadamente 200 anos atrás (500 OV):
- A república governada pelo senado em Archadia é trocada por um sistema de governo militar. Archadia começa uma política de invasão expansionista. Eventualmente guerreia muitas vezes contra Rozarria.
- Casa Solidor, uma poderosa família do Senado, luta para ficar no poder, criando o Ministério da Lei e instalando Judges como seus líderes. Permanece no poder até o presente.
50 anos atrás (656 OV):
- Fran deixa a vila Eruyt de vieras, dizendo que não pode mais simplesmente observar a sociedade de humes atacando uma a outra. Sua irmã Jote, líder da vila, declara que ela não é mais uma Viera.
Algum tempo antes de seis anos atrás:
- Venat rebela-se contra Occuria e começa a procurar por uma maneira de acabar com os planos deles de controlar a humanidade.
Algum tempo atrás:
- A República de Landis é conquistada pelo Império Archadiano. Dois irmãos, Basch e Noah fon Ronsenburg, são deixados sem lar. Basch vai para o Reino de Dalmasca, enquanto Noah para o Império Archadiano. Ele rapidamente sobe nos ranks, e logo torna-se Judge Gabranth do Ministério da Lei.
- Lorde Vayne Solidor, filho do Imperador Gramis, sobe em ranks do Império. Ele faz seus próprios irmãos mais velhos serem acusados de traição e colocados a morte, no comando de seu pai, deixando apenas seu irmão mais novo Larsa.
Seis anos atrás (700 OV):
- Cidolfus Demen Bunansa, pesquisador líder do Império Archadian, entra em Giruvegan, cidade dos Occuria. Ele encontra Venat lá, que torna-se seu confidente, mostrando a ele como manipular nethicite e começa um plano para rebelar-se contra Occuria.
- Cid torna-se cego pelos planos de Venat, e começa a agir excêntricamente. Ele aponta seu filho, Ffamran, como um Judge. Ffamran, enfurecido com o comportamento do pai, escapa na Strahl, uma airship experimental de Archadia, e torna-se um pirata dos céus, com o nome Balthier. Cid fica próximo de Vayne. Imperador Gramis aponta Judge Gabranth para ser o braço direito de Vayne e também espiona-lo.

Seis anos atrás até o presente:
- Balthier conhece Fran, e ela junta-se a ele nas suas jornadas.
- Cid cria Bahamut, uma gigante e poderosa airship de guerra. Porém, ela requer uma enorme quantidade de energia para funcionar, mesmo nethicite manufaturado não pode fazer isso. Ele começa um esquema para acessar a Sun-Cryst, a fonte de todo nethicite, para destruir o poder dos Occuria sobre o homem e dar a Archadia controle derradeiro sobre o destino da humanidade.
Cinco anos atrás (701 OV):
- Uma praga consome Rabanastre. Os pais de Vaan e Reks são mortos nela.
Dois anos atrás (704 OV):
- Princesa Ashelia B'Nargin Dalmasca e Príncipe Rasler Helos Nabradia casam-se.
- Nabradia, temendo o poder crescente de Archadia, faz um trato com Rozarria para colocar tropas Rozarrianas perto da fronteira Nabradiana. Archadia pressiona Nabradia para dissolver o pacto, mas sem sucesso. Em resposta a isso, Archadia invade o capital de Nabradia, Nabudis (são liderados pelos Judges Bergan e Zecht). As forças Archadianas capturam a Midlight Shard. Judge Zecht é ordenado por Doutor Cid a usar a Midlight Shard contra Mabudis como um teste, e o faz, não percebendo as conseqüências. Nabudis é instantâneamente vaporizada; ninguém na cidade sobrevive. Logo uma camada de Mist envolve a cidade, e demônios começam a multiplicar-se, tornando a cidade e o palácio em terras mortas.
- Judge Zecht, envergonhado pelas suas ações, escapa do Ministério da Lei e toma o nome Rei Pirata Reddas. Ele chega ao porto em Balfonheim e começa a limpá-lo de seus cidadãos mais desagradáveis. Logo ele é o líder da cidade fazendo de lá um lugar digno e justo, mesmo cheio de piratas.
- Embriagada com seu poder, Archadia continua a guerra com um ataque sem provocação na Nalbina Fortress. Perdendo a fortaleza para Archadia iria facilitar a invasão de Dalmasca. Príncipe Rasler vai para as linhas de fronte de Nalbina, e é morto em batalha.
- O povo de Dalmasca perde muita de sua vontade de lutar. Uma brava força, incluindo Capitão Basch, Vossler, e um jovem soldado de Dalmasca chamado Reks, monta um contra-ataque contra Archadia. Antes de serem mandados, Basch recebe uma ordem do Rei Raminas, caso o rei morra ele deve entregar a Dusk Shard para a princesa, como prova de sua linhagem, permitindo que ela tome o trono de Dalmasca. A força de Dalmasca, porém, é derrotada. Logo depois, Archadia oferece termos de rendimento de Dalmasca. Rei Raminas de Dalmasca concorda em assinar o tratado em Nalbina Fortress.
- As forças restantes de Dalmasca, incluindo Basch, Vossler e Reks, rapidamente partem para Nalbina para proteger o Rei Raminas das forças Archadianas, que temem assassiná-lo logo que assinar o tratado.
- Judge Gabranth, irmão gêmeo de Basch, aparece disfarçado como Basch e assassina o rei e a maioria das forças de Dalmasca, incluindo Reks. Basch é levado em custódia e publicamente acusado de matar o rei (o motivo dado é que o rei estava "vendendo" Dalmasca). Sua execução é anunciada por Marquês Ondore, líder da cidade neutra de Bhujerba, que é ordenada por Vayne a fazê-lo. Logo depois, o Marquês também anuncia que Princesa Ashe tirou a própria vida por coração partido pelas mortes de seu marido e pai (não se sabe se Vayne esteve por trás desse anúncio também).
- Dalmasca logo oferece rendição incondicional para o Império Archadiano. Gabranth cumpriu seu objetivo de deixar Dalmasca como um reino partido.
- Contrário às proclamações de Ondore, nem Ashe nem Basch morreram. Basch é levado para Nalbina Dungeons por Vayne para assegurar um trunfo politico contra Ondore. Ashe vai ao submundo, tomando o nome Amalia, e junta-se a uma resistência contra o Império. Vossler acompanha-a como seu protetor.
Recentemente:
- Um dragão Yiazmat assassina o mestre de Montblanc. Querendo vingança, ele começa o Clã Centurio em Rabanastre como uma tentativa de reunir os melhores caçadores de monstros para eventualmente matar Yiazmat.
Presente (706 OV):
- Soldados imperiais regem Rabanastre, capital de Dalmasca. Vayne é apontado como novo Cônsul para Rabanastre.
- Ondore lentamente e sutilmente começa a agir contra o Império desviando o magicite mais puro das Lhusu Mines para a Resistência invéz de manda-las para o Império, como antes combinado. Judge Ghis é mandado para Bhujerba para investigar, com soldados imperiais. Pesquisadores de Draklor são mandados para Henne Mines, procurando por uma nova fonte de magicite no caso de Bhujerba acabar.
- Vaan (irmão de Reks), Penelo e Kytes são órfãos vivendo em Rabanastre sob o cuidado de Migelo, um bangaa que é dono de uma loja. Eles são todos empregados em vários serviços. Nós primeiro vemos Vaan fazendo extermínio de ratos. Migelo adquiriu um contrato de exclusividade para providenciar o jantar do novo cônsul que ainda irá chegar, mas a caravana com as mercadorias fica presa em Estersand. Migelo manda Kytes pedir a Tomaj em Sandsea Pub para pegar novas mercadorias, mas manda Vaan atrás de Kytes quando Kytes falha em voltar.
- Vaan acha Kytes em Sandsea estudando um tábua de notícias onde uma caçada foi colocada para uma mark (Rogue Tomato) no deserto. Kytes sugere que essa seja a causa do atraso na carava. Vaan manda ele de volta para Migelo e aceita a caçada. Tomaj dá a ele um mandado de trânsito e Vaan chega em Estersand, derrota Rogue Tomato e volta para a cidade, mas os portões estão trancados. Migelo chega com uma propina líquida para os guardas e leva Vaan, Kytes e Penelo (que veio procurar Vaan) de volta para cidade.
- Vayne faz um discurso para os cidadãos de Rabanastre, onde ele humildemente declara seus desejos para paz e a defesa de Dalmasca; as pessoas, que anteriormente falavam insultos, parecem acalmadas.
- Vaan decide infiltrar-se no Palácio Real durante o jantar, numa tentativa de achar algum tesouro para devolver às pessoas de Dalmasca. Penelo sugere que ele vá falar com o velho Dalan em Lowtown. Vaan segue o aviso dela. Dalan descreve um caminho secreto para o palácio, dá a ele uma Crescent Stone, e conta a ele que precisa de uma Sunstone de Giza Plains para recarregá-la.
- Penelo encontra Vaan no portão sul, e vai junto para Giza Plains. Vaan coleta uma Shadestone dos nômades em Giza, viaja pelas planícies recarregando-a até tornar-se uma Sunstone, e retorna para a cidade. Penelo sai para olhar a loja de Migelo, e Vaan volta para Dalan, que conta a ele que o caminho secreto para o palácio fica em Warehouse No. 5 em Lowtown e de lá para o Garamsythe Waterway.
- Enquanto Vaan tenta seu roubo, tanto a Resistência (liderada por Amalia e Vossler) como Balthier e Fran também entram no palácio pelo caminho de água; a Resistência está tentando assassinar Vayne, enquanto Balthier está procurando por tesouro. Porém Vayne foi alertado sobre o plano da Resistência, então prepara a airship Ifrit para atacá-los.
- Vaan consegue chegar ao tesouro do palácio com a ajuda da Crescent Stone de Dalan, e consegue uma pedra brilhante, a Dusk Shard. Ele confronta Balthier que demanda a pedra, mas antes disso continuar, soldados Imperiais chegam perto. A Ifrit acha a Resistência e começa um ataque em grande escala. Vaan escapa, e Balthier que ainda está atrás da pedra, segue. Eles escapam em um veículo aéreo parecido com uma motocicleta, mas o veículo logo pára de funcionar ( aDusk Shard absorveu a Mist dentro do veículo). Eles acabam no caminho de água abaixo.
- Eles logo encontram Amalia, lutando contra soldados imperiais no caminho de água. Vaan salva Amalia dos soldados, e eles escapam juntos, mas são pegos por Vayne. Penelo tenta convencê-los a deixar Vaan ir, mas não tem sucesso. Balthier entrega a Penelo seu lenço para guardá-lo até eles escaparem. Ba'Gamnan, um bangaa caçador de cabeças que faz serviços sujos para Gabranth, olha tudo (ele deseja a cabeça de Balthier por rixas passadas). Vaan, Balthier e Amalia são jogados em Nalbina Dungeons.
- Vaan assiste e critica três seeqs batendo em um bangaa dentro da masmorra. Os seeqs viram-se contra Vaan então, e Balthier ajuda-o a derrotá-los. Eles encontram Fran e espionam Judge Gabranth conversando com Ba'Gamnan, ambos irritados que Balthier enganou-os. Gabranth vai falar com Basch, e abre as magicks prendendo o caminho. A equipe segue rapidamente atrás.
- Gabranth interroga Basch sobre Amalia, mas Basch não diz nada. O Judge sai. Balthier e Fran entram no lugar; Fran detecta Mist vindo de baixo da gaiola de Basch. Balthier ignora os protestos de Vaan e leva todos abaixo na gaiola, libertando Basch. Vaan tem suspeitas dele, mas concorda em deixar Basch acompanhá-los por Barheim Passage. Basch consegue explicar sua versão dos eventos, e Vaan lentamente começa a mudar sua idéia sobre ele.
- Eles emergem em Dalmasca Estersand, e seguem para Rabanastre. A equipe separa-se. Vaan segue para a loja de Migelo para achar Penelo, mas ao invés disso encontra Kytes, que tem um serviço para fazer para o velho Dalan. Vaan oferece-se para fazer ao invés dele. Dalan dá a ele a Sword of the Order para dar a Vossler. Vaan acha o esconderijo de Vossler, onde a Resistência está fortemente debatendo o significado do fato de Basch está vivo. Basch sai, com roupas novas, mas Vossler recusa-se a confiar nele. Ambos Basch e Vossler concordam que eles precisam contatar Marquês Ondore em Bhujerba para tentar assegurar a liberdade de Amalia.
- Basch vai com Vaan para Sandsea para encontrar Balthier e Migelo, mas descobre que os Ba'Gamnan seestraram Penelo numa tentativa de atrair Balthier a eles. Ele deixou uma nota contando a Balthier para ir a Lhusu Mines em Bhujerba. Balthier está relutante em ir, mas Vaan oferece a ele a Dusk Shard se levá-lo. Balthier concorda. Basch também vai junto, pretendendo encontrar Ondore de qualquer maneira.
- Vossler tem sucesso em chegar a Ondore. Ondore faz ele chegar a bordo da Dreadnought Leviathan, onde Amalia está sendo mantida capturada. Ele aguarda uma chance de libertá-la.
- A Strahl chega em Bhujerba onde encontra forças imperiais procurando por Lorde Larsa. Larsa foge dos imperiais e encontra o grupo de Vaan, introduzindo-se como Lamont, e pede para ir junto com ees até Lhusu Mines.
- Nas minas, Larsa/Lamont encontra um pedaço de nethicite manufaturado, a prova que ele estava procurando para o Império estar fazendo experimentos em Lhusu. Eles de repente encontram Ba'Gamnan, que diz já ter deixado Penelo ir, mas ataca-os. A equipe escapa e Ba'Gamnan se perde nas minas.
- Penelo é pega por Judge Ghis, que depois encontra Larsa. Larsa desculpa-se, então pede a Ondore que coloque Penelo na mansão dele. Ambos Vaan e Basch desejam encontrar Ondore, então eles precisam de um jeito para encontrar pessoas associadas com ele. Vaan decide proclamar-se em Bhujerba como "Eu sou Capitão Basch!". Finalmente, Havharo, líder da Resistência em Bhujerba, apreende Vaan. Basch então entra, e um dos agentes de Havharo, um servente de Ondore, concorda em levá-los.
- Vaan pede a Ondore para ver Penelo, mas ela e Larsa já partiram para Dreadnought Leviathan. Basch também pede a Ondore que ajude a resgatar Amalia. O plano deles envolve Basch apontando sua espada contra Ondore, e sendo preso e levado para Judge Ghis a bordo de Leviathan, onde Amalia está sendo mantida. Ondore sabe que Vossler irá ajudá-los a escapar.
- Ghis conta a Amalia (revelada como Princesa Ashe) que ele irá soltá-la se ela jurar fidelidade ao Império, o que ela recusa-se a fazer. Infelizmente, ela não tem como provar sua linhagem e reclamar seu trono. Basch conta a Ashe que ele estava encarregado de dar a ela a Dusk Shard, cuja localização apenas ele sabe, porém, começa a jóia começa a brilhar na mão de Vaan. Ghis fica encantando, e pede a Dusk Shard. Vaan entrega após extrair uma promessa de não executar ninguém. Ghis concorda, e manda os prisioneiros embora, deixando Ashe separada.
- Os soldados escoltam Balthier, Basch e Vaan e os tres brigam com eles; Vossler, indo por trás, entra e consegue libertá-los. Eles conseguem chegar até Ashe e libertá-la. Ela concorda em confiar em Basch pelo momento, mas não tenta esconder seu ódio por ele.
- No caminho para a saída do Leviathan, eles encontram com Larsa e Penelo. Larsa conta a eles que Ghis foi avisado que eles escaparam. Ele dá a Penelo o nethicite manufaturado que achou nas minas. Vossler sai para assegurar uma airship, e Penelo vai com o resto da equipe.
- Eles encontram Judge Ghis antes de encontrarem uma airship. Ghis ataca eles com magia, mas o nethicite de Penelo abosrve-a. Eles derrotam Ghis, e Vossler entra, direcionando eles para uma airship Atomos que ele achou. Eles conseguem voltar a Bhujerba. Penelo devolve o lenço de Balthier. Vossler conta a Ashe que ele deve procurar por outro caminho para restaurar Dalmasca, e para ela levar Basch como protetor nesse meio tempo.
- Ashe segue para Ondore e pede pela ajuda dele, mas Ondore convence ela que não pode fazer nada até ela obtêr uma prova de sua linhagem. Aquela noite, Ashe entra a bordo da Strahl, pretendendo obtêr a Dawn Shard da Tomb of Raithwall. Vaan encontra ela, assim como o resto da equipe. Ashe pede a Balthier que "seestre" ela, e conta a ele que a tumba de Raithwall contém muitos tesouros. Vaan e Penelo não querem ficar por aqui, então eles todos seguem o mais próximo que podem da tumba de Raithwall: Dalmasca Westersand.
- Imperador Gramis pede a Gabranth que proteja Larsa, especialmente de Vayne, e que assegure-se que ele não torne-se como Gabranth.
- Vossler descobre os objetivos de Ashe, e contata Judge Ghis. Ele oferece uma troca: a Dawn Shard por Ashe de volta ao trono. Ghis concorda.
- A equipe segue a oeste para Ogir-Yensa Sandsea, onde Vossler encontra com eles. Eles lidam com Urutan-Yensa enquanto seguem por Ogir-Yensa e Nam-Yensa Sandseas, para o Vale dos Mortos e a Tumba de Raithwall.
- A equipe passa pela tumba, derrota Belias e obtém sua ajuda. Eles continuam e obtém a Dawn Shard.
- Quando eles saem da tumba, Judge Ghis está esperando por eles com a airship Shiva e o resto da Oitava Armada. Vossler diz a ela para entregar a Dawn Shard; Ghis induz o julgamento dela ameaçando Balthier de morte. Ashe entrega a Dawn Shard.
- Apesar de eles terem recebido ordens para não testar a Dawn Shard imediatamente, Ghis testa-a mesmo assim, pretendendo usá-la para ganhar poder sobre Vayne. A Dawn Shard começa a reagir, deixando Fran enfurecida devido a sua sensibilidade com a Mist. Eles escapam de suas algemas e atacam os guardas imperiais, mas são parados por Vossler. Eles derrotam-o.
- A Dawn Shard drena Mist dos motores da airship. Vossler pede a Basch que fique em seu lugar para proteger Ashe. A equipe consegue escapar em uma airship roubada em tempo - a Shiva explode, levando Ghis e Vossler, e a Oitava Armada inteira, incluindo a Dreadnought Leviathan, com ela. A equipe vê a Dawn Shard retornando em uma bola de chamas, e recupera-a.
- Ondore toma vantagem dessa perda do Império para começar a recrutar membros da Resistência. A cidade pirata de Balfonheim concorda em suprir a Resistência, mas não lutar com eles. Ashe retorna para Rabanastre, mas recusa-se a anunciar sua presença, como tal anúncio iria ser péssimo para os esforços de Ondore (já que ele havia anunciado a morte dela, e expondo isso como uma mentira iria abaixar a estima nos olhos dos recrutas em potencial). Rozarria começa a reunir-se para a guerra sob o pretexto de exercícios de treinamento. O Senado Archadiano expressa seu desprazer com Vayne pela exposição descuidada da Armada. Vayne é invocado de volta a Archades.
- Ashe resolve usar a Dawn Shard para atacar Archadia. Porém, ela não sabe como usá-la. Eles decidem ir para a vila Garif de Jahara para perguntar ao ancião lá. Balthier demanda pagamento antes de acompanhá-los, e pede pelo anél de casamento de Ashe. Ele conta a ela que irá devolver assim que ele achar alguma coisa mais valiosa.
- O chefe Garif não consegue ajudar Ashe, mas ele conta a ela que a Dawn Shard perdeu seu poder e é inútil no momento. Eles então são encontrados por Larsa, que pede para Ashe acompanhá-lo até o Mt. Bur-Omisace, em um esforço para terminar a guerra eminente. Ele espera que Gran Kiltias possa confirmar Ashe como tendo sangue real de Dalmasca, e uma pacto de paz seja forjado para parar Ondore e a guerra. (Al-Cid Margrace de Rozarria também é convidado para Bur-Omisace por Larsa.) Ele convence-a a fazer isso; apesar do fato que ela iria estar ajudando o Império, Larsa corretamente informa-a que Dalmasca seria o campo de batalha para qualquer guerra. Vaan decide ir com eles, em busca de respostas sobre sua direção na vida.
- Judges Drace e Gabranth, apesar de discordarem sobre Vayne subir ao trono, concordam que devem proteger Lorde Larsa, tanto de Vayne quanto do Senado, que iriam regiar terrivelmente quando descobrirem que Larsa não é a marionete que eles pensam que ele é.
- Em algum ponto em um passado recente, Mjrn, irmã de Fran, deixa Eruyt Village, preocupada sobre o crescimento da atividade imperial na Golmore Forest, perto de Henne Mines. Ela segue-os até as minas, onde ela é capturada por pesquisadores de Draklor. Ela é submetida a nethicite manufaturado, que deixa-a em possessão de Venat. Ela fica enfurecida, matando os pesquisadores e vagando pelas minas.
- A equipe passa por Golmore Jungle, mas a floresta recusa-se a deixa Fran passar. Fran abre um caminho para Eruyt Village e pede a Vaan para achar Mjrn. Vaan ao invés disso acha a irmão mais velha dela e líder da vila, Jote. Enquanto eles falam, Fran entra na vila e demanda saber onde Mjrn está; ela sentiu que Mjrn não está na floresta. Larsa interpreta as palavras subseentes de Jote para dizer que Mrjn está em Henne Mines, para onde a equipe segue. Eles encontram Mjrn, que possuida por Venat, invoca ou atormenta um grande Tiamat; a equipe derrota-o, e Venat escapa do corpo de Mjrn.
- O grupo retorna para Eruyt Village, onde Jote dá a eles Lente's Tear, uma relíquia que permite a equipe passar pela selva. Mjrn deseja ir com eles, mas Fran recusa, dizendo a ela para ficar na floresta. A equipe passa por Golmore Jungle e Paramina Rift, e entra em Mt Bur-Omisace.
- No meio tempo, Vayne assassina seu pai, Imperador Gramis. Ele culpa Gregoroth, do Senado. O Senado perde sua autoridade pelo Ministério da Lei, e Vayne ganha poderes autocráticos e é instalado como novo Imperador. Judge Drace acusa Vayne de traição e aponta a espada contra ele, não percebendo que os Judges mão estão ao seu lado. Judge Bergan desarma ela com sua força desumana por nethicite manufaturado. Vayne ordena a excusão dela (apesar de Zargabaath tentar convencê-lo do contrário) e Gabranth obedece sua ordem relutantemente, após ser avisado que Vayne sabe de seus relatos regulares para Gramis sobre suas ações. Vayne ordena que Zargabaath pegue a Alexander e vá para Mt Bur-Omisace para trazer Larsa de volta, aparentemente a força. Zargabaath leva Bergan e Gabranth com ele.
- O Senado deposto faz resistência com as forças disponíveis a eles, mas são rapidamente vencidos.
- A equipe conhece Gran Kiltias Anastasis e Al-Cid, que trás notícias da morte do Imperador. O plano anterior iria envolver Larsa convencendo o Imperador Gramis; mas com Vayne na liderança, ele iria simplesmente declarar Ashe uma impostora. Ashe decide tentar ganhar um poder maior do que Vayne e lutar ao invés de pedir por paz. Anastasis informa-a da Sword of Kings, uma relíquia de Rei Raithwall que pode destruir nethicite. Com ela, ela pode cancelar o uso de Vayne da Dusk Shard, e ter uma chance de lutar com Ondore e Rozarria contra Archadia. Ele manda-os para Stilshrine of Miriam para recuperar a espada.
- Batalhando contra outro Esper, Mateus, Ashe obtém a Sword of Kings. Balthier sugere que ela use-a para destruir a Dawn Shard como um teste. O fantasma de Rasler aparece para ela, tentando impedi-la de fazer isso (Occuria, que está projetando a imagem, quer o nethicite permanecendo como suas ferramentas). Ashe balança a espada, mas erra por vontade própria. Fran detecta uma cessação de Mist dele, e entende que a espada é real.
- Assim que voltam a Mt Bur-Omisace, eles acham-a sob ataque de forças imperiais. Larsa foi levado por Gabranth, e Bergan matou Anastasis. A equipe ataca Bergan e mata-o, descobrindo que seu corpo inteiro foi revestido com nethicite manufaturado. Al-Cid, que sobreviveu, pede que Ashe volte para Rozarria e convença-os a baixar suas tropas, mas Ashe recusa-se, deizendo que seu plano de usar a Sword of Kings contra a Dusk Shard. Balthier sugere que a Dusk Shard esteja em Draklor Laboratory, em Archades.
- A equipe segue para Mosphoran Highwaste e então para Salikawood, onde reunem um bando de moogles artees para consertar a estrada para Phon Coast. Eles passam pela costa, Tchita Uplands, e Sochen Cave Palace, finalmente chegando em Old Archades. Balthier encontra um velho conhecido de nome Jules, que ajuda-os a passar para Archades começando um tumulto. Balthier vai para a seção central e investiga um caminho para chegar em Draklor; ele dá a Jules alguns chops para Vaan alcançá-lo. Jules embolsa os chops e faz Vaan correr pela cidade coletando seus próprios chops para pegar a balsa, atrasando ele. No meio tempo, Judges reforçam a entrada, assegurando que Vaan e os outros não infiltrem-se. Enquanto Vaan faz uma perturbação, Jules irá estar coletando sua própria informação sobre Draklor para vender pela oferta mais alta.
- Jules apresenta-os para um motorista que leva-os até Draklor. No meio tempo, porém, Zecht/Reddas conseguiu chegar em Draklor, pretendendo confrontar Cid. Vaan encontra a maioria dos guardas já incapacitados. Quando eles chegam no 70° andar, Reddas ataca-os, mas rapidamente percebe seu erro. Eles confrontam Cid juntos no último andar. Após a luta, Reddas ataca Cid, mas é impedido por Venat, que finalmente mostra-se. Cid escapa, mas provoca Ashe, dizendo para ela ir para Giruvegan, onde ela poderia achar uma nova pedra, e que ele pretende ir lá também.
- Reddas leva-os de volta para Balfonheim. Balthier sugere que sigam Cid para Giruvegan; Cid tem a pedra, e se eles destruírem ela com a Sword of Kings, Vayne irá ser deixado sem uma carta de trunfo, e as forças aliadas da Resistência e Rozarria podem acabar com Archadia. Reddas recusa acompanhá-los, ao invés disso investiga documentos achados em Draklor que apontam para Ridorana Cataract e Pharos Lighthouse. A equipe segue para Feywood, onde um mar de Mist espera. Uma visão de Rasler aparece para Ashe e abre o caminho em frente, para a cidade de Giruvegan. O portão que barra a porta apenas responde àquele que comanda Belias, o Gigas. Apesar de Balthier querer esperar por Cid na entrada, o fantasma de Rasler aparece e leva Ashe mais fundo na cidade.
- Após chegar no Great Crystal e derrotarem o Esper Shemhazai, Ashe acha-se sozinha em um lugar estranho. Occuria fale com ela e dá a ela a Treaty Blade, e confiando-a a tarefa de destruir o Império Archadiano e Venat. Eles dão a ela dicas levando para Pharos Lighthouse em Ridorana, onde ela deve achar a Sun-Cryst e cortar novos nethicite dele. Basch é contra a idéia dos Occuria. Balthier percebe que Cid nunca viria lá; ele queria que Ashe encontrasse Occuria, apesar de ele ainda não adivinhar qual o verdadeiro propósito de Cid, este é dar energia ao Bahamut.
- Larsa implora que Vayne faça um acordo com Ashe, mas Vayne clama que Ashe quer guerra, não paz. Larsa e Vayne mandam Gabranth para espionar Ashe e ver o que ela deseja.
- Os piratas de Reddas vão por águas acalmadas em Ridorana Cataract, por causa de um enorme mar de Mist. Após uma operação de resgate, Reddas dá a Balthier uma skystone que funciona em jagd (liberada de Draklor), permitindo que ele voe em direção a Ridorana. Reddas acompanha-os.
- Balthier diz a Vaan que pegue a Strahl se alguma coisa acontecer com ele. Eles acham uma inscrição de Rei Raithwall avisando eles de três chefes que esperam-os, e para não confiar em ilusões. Eles lutam contra outro Esper, Hashmal, no caminho acima. Eles encontram-se na sala da Sun-Cryst. Rasler de novo aparece para Ashe, indicando que ela deveria usar a Sun-Cryst para destruir o Império. Gabranth aparece então, bajulando-a a fazer isso. Ele tenta enfurecê-la contando que ele matou o pai dela. (Aparentemente ele secretamente deseja ver o Império cair, ainda curando uma ferida contra eles pela destruição de Landis.) Ele luta contra Reddas, que revela sua verdadeira identidade como Zecht. Ashe finalmente percebe que a imagem de Rasler é apenas uma ilusão de Occuria, e resolve destruir a Sun-Cryst. Gabranth batalha com eles, até Cid aparecer.
- Cid dispensa Gabranth, que ataca ele, apenas para ser jogado para trás por Venat. Cid usa a Sun-Cryst para despertar a Bahamut. A equipe batalha contra Cid, que invoca o Esper Famfrit. Eles derrotam-o, e logo seu corpo desaparece. Ashe e Vaan tentam atacar a Sun-Cryst com a Treaty Blade e Sword of Kings, mas não podem alcançá-la devido ao incrível poder fluindo de lá. Reddas pega a espada de Ashe e diz para eles correrem. Ele pula contra a Cryst, batendo nela e fazendo-a explodir. O resto da equipe escapa, mas Reddas é consumido em chamas.
- A equipe volta para Balfonheim, onde encontram Al-Cid esperando eles. Ele informa-os que não teve sucesso em assegurar que Rozarria tomasse atitudes pacíficas; e além disso diversos generais militares foram para a Resistência. Houve um confronto militar na velha Nabradia e isso requeriu uma declaração de guerra em ambas as partes de Archadia e a Resistência - e o campo de batalha é Dalmasca. Rozarria atualmente espera pela investida do Império para lutar junto com a Resistência, mas é apenas uma questão de de tempo antes de juntarem-se.
- Vayne comanda a Bahamut e segue para Rabanastre. A Strahl segue para a Bahamut. Vaan imita a voz de Larsa usando o aparelho de Balthier para imitar vozes, e Ondore fica convencido a deixá-los continuar para a Bahamut na batalha aérea. (Larsa tenta convencer Vayne a parar o confronto, mas Vayne demanda completa aniquilação.) A equipe desembarca e vai encontrar Vayne. No caminho, eles são de novo atacados por Gabranth. Ele é derrotado, e Basch tenta convencê-lo a terminar seu ódio.
- Eles encontram Vayne e Larsa, que finalmente levanta sua espada contra seu irmão. Eles derrotam Vayne, mas ele usa o nethicite manufaturado deixado por Cid para tornar-se Vayne Novus, uma monstruosidade de pele cinza. Vayne diz a Gabranth para derrotar Larsa; Gabranth responde levantando sua espada contra Vayne. A equipe batalha contra Vayne Novus; após a batalha, Gabranth tem sucesso em perfurar Vayne. Vayne lança um golpe contra Gabranth, mandando-o através da sala. Ele invoca um ataque final contra ele, mas Larsa o salva absorvendo o ataque com a nethicite. Vayne escapa...
- Vayne, apesar de acreditar estar morrendo, é diretamente possuído por Venat, invocando pedaços da Bahamut para ele próprio até parecer um dragão mecânico gigante. Ele começa a destruir naves na esquerda e direita. Porém, a equipe ataca esse novo chefe, The Undying, e prevalece.
- A equipe (com Larsa, e Basch carregando Gabranth) escapam na Strahl, mas a Bahamut para de funcionar. Balthier e Fran voltam para dentro para consertá-la e evitar que ela esmague Rabanastre. Gabranth pede a Basch que continue sua missão de proteger Larsa, então morre.
- A Strahl começa a mover. Basch, usando o aparelho de imitar vozes de Balthier, então finge ser Judge Gabranth e transmite um cessar fogo, com Larsa confirmando a ordem. Ashe então repete o cessar fogo para Ondore. Eles declaram o fim da guerra.
- Judge Zargabaath, a bordo da Alexander, transmite uma mensagem: A Bahamut está em curso de bater em Rabanastre. Ele pretende bater nela com a Alexander, e ordena suas naves para atirar nos restos da Alexander depois. Balthier então contata Ashe, pedindo que ela mande suspender o fogo até ele consertar a Bahamut. Nós vemos ele carregando Fran (inconsciente devido ao cair de escombros). Então a Bahamut cai na terra, fora de Rabanastre.
Um ano depois (707 O.V.):
- Lorde Larsa agora é Imperador. Basch é agora um Judge e seu protetor pessoal. A coroação de Ashe como Rainha de Dalmasca deve acontecer em um mês.
- Penelo e Vaan retornam para Rabanastre para viver em paz (a Bahamut permanece presente nos arredores da cidade). Eles tomam conta da Strahl na ausência de Balthier. Vaan também conseguiu de alguma forma dinheiro para comprar sua própria airship.
- Penelo retorna para o hangar da Strahl e descobre que foi "roubada" por Balthier: uma carta e um anél permanecem. O carta diz: "Alguma coisa mais valiosa: um Esconderijo de Glabados. Eu espero em Bervenia." O anél é o anél de casamento de Ashe, que retornou para ela.
Sidequests:
- Você pode caçar 45 monstros diferentes (marks), tanto de placas de notícias ou de Montblanc em Clã Centurio. Em um ponto, há relatos de um bangaa atacando caçadores de mark. Monid, um bangaa membro de Centurio, e Montblanc postam uma caçada falsa em um esforço para deixar Vaan e Balthier fazê-la. Eles sem saber da farsa aceita,, e vão para Ogir-Yensa Sandsea, onde eles encontram com Ba'Gamnan, que são finalmente vencidos.
- A caçada final é Yiazmat. Para destravá-lo, primeiro você deve derrotar Hell Wyrm em Sochen Cave Palace. Hell Wyrm tem 10 milhões de HP e muitas barras de vida. Yiazmat está no coliseu em Ridorana Cataract, e tem 50 milhões de HP. Derrotar ele (que requer muitas horas, porém você pode sair e voltar para continuar) dá a você um dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade, e reúne Montblanc com seus cinco irmãos.
- Duas das caçadas podem ser encontradas em Pharos Subterra, os três níveis mais baixos de Pharos Lighthouse que ficam disponíveis após passar por lá a primeira vez.
- Outra caçada está na parte mais profunda de Lhusu Mines. Para explorá-la totalmente, duas chaves são necessárias para achar; uma na caçada de Antlion, e outra em Phon Coast Hunter Camp. A mark nesse caso é Gilgamesh. A equipe encontra ele em uma ponte; após lutar contra ele e Enkidu, ele corre. A segunda batalha é mais difícil. Após vencê-lo, ele deixa para trás uma réplica da Wyrmhero Blade, que ele rapidamente volta para pegá-la enquanto a equipe está de costas.
- Além dos cinco Espers encontrados na história, há no mínimo mais oito a ser obtidos.
Falando com um nu mou em Mt Bur-Omisace após ser atacado dá uma chave que funciona em Stilshrine of Miriam. Seguindo o caminho leva até o Esper Zeromus.
Em Mosphoran Highwaste, os templos na área de descanso contém "floatweed". Flutuando os corretos abre um caminho para o Esper Exodus.
Zertinan Caverns abrem em um certo ponto da história, e uma previamente inalcansável agora contém o Esper Adrammelech.
As comportas de Garamsythe Waterway podem ser usadas para levar até o Esper Cúchulainn.
Barheim Passage pode ser aberta com uma chave obtida após ajudar uma viajante bangaa na vila de Dalmasca Estersand. A passagem explorada mais a fundo leva ao Esper Zalera.
Três nu mou guardam uma chave para o Necrohol of Nabudis. O líder está em Nabreus Deadlands; um está em Archades, outro na casa de Dalan em Lowtown de Rabanastre. Após coletar alguns medalhões, eles abrem um caminho para três portas em Necrohol. Atrás da terceira porta tem o Esper Chaos.
Assim que coletar dez Espers, um geomancer em Jahara irá abrir um caminho em Henne Mines. No fim da nova seção aberta fica o Esper Zodiark.
Após vencer Shemhazai em Great Crystal de Giruvegan, um novo caminho irá abrir, com muitos portões nomeados pelos símbolos do Zodíaco. No fim fica o Esper Ultima, assim como um caminho para um chefe extremamente difícil, Omega Mark XII. Derrotar Omega garante outro dos três ingredientes para a Wyrmhero Blade.
- Você pode ir pescar coletando uma vara (a Muramata) em Balfonheim e dando para um homem na vila de Dalmasca Estersand. Após pescar vezes o bastante, e derrotando Gilgamesh, você deve ir em uma longa caçada de tesouro envolvendo muitas pistas diferentes. Leva você até um ponto em Barheim Passage, onde Gilgamesh de novo aparece. Ele dá a você a vara Matamune, clamando que ele estava procurando por outra lâmina lendária, mas apenas encontrou uma vara de pescar. Com a nova vara, você pode pescar até o fim, ganhando o terceiro ingrediente para a Wyrmhero Blade.
- Em Phon Coast Hunter Camp você pode começar uma missão onde deve caçar monstros raros. Há no mínimo 80 deles (apesar que apenas 30 dão troféus que você pode dar ao acampamento).
- A colônia em Giza Plains toma conta de cockatrices; porém, em um ponto da história, eles todos fugiram. Você deve coletá-los de praticamente todas as cidades no mundo antes de terminar a sidequest. Você deve falar com eles achando a Feather of the Flock em Giza Plains durante a estação de chuvas.
- Você pode correr com Rikken e seus amigos em Balfonheim de uma maneira similar a corrida de Vivi em FFIX, apesar que os prêmios não são ótimos.
- Você pode achar garrafas de Bhujerban Madhu (lícor) ao redor de Bhujerba e vender para pessoas na cidade.
- Viajando em airships comerciais, você pode começar uma missão onde deve encontrar as chefes de cabine em cada airship (são todas irmãs); entregando todas as cartas você ganha um prêmio.
- Você pode achar uma viera em Rabanastre e fazê-la encontrar sua "alma gêmea" após correr de um lado ao outro atrás deles.
- Ktjn, outra viera em Rabanastre, irá perguntar a você questões durante o jogo; suas decisões irão afetar o que finalmente decide fazer com a vida dela, e você irá ganhar um prêmio.
- Há muitas outras pequenas missões para fazer, mas nenhuma realmente merece uma menção aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário